domingo, 10 de novembro de 2013

Ni no Kuni: Wrath of the White Witch



Ni no Kuni é um J-RPG produzido pela Level 5 e pelo famoso estúdio de animação Ghibli, produtora de Castelo Animado, Viajem de Shiriro e outros títulos.  O jogo foi publicado pela Namco Bandai e foi muito bem recebido pela critica e pelo publico.

A historia do jogo começa em Motoville onde vive Oliver, o protagonista. Um dia ele combina com um amigo a testar o carro que estavam construindo em segredo durante a noite. Ele espera a sua mãe ir dormir e vai de noite até a garagem do seu amigo Philip. Eles pegam o carro e levam ate a um estrada perto de um rio.  A mãe de Oliver acorda e vai até seu quarto e vê que filho não se encontra lá, ela acaba saindo a procura dele.

Quando Oliver está dirigindo seu carro uma das rodas cai e ele perde o controle, fazendo o carro cair no rio. Sua mãe vê que ele está se afogando e pula no rio para salva-lo. Ela consegue, mas ela sofria de uma doença que a deixa com cm coração fraco e acaba morrendo pelo esforço que fez.

Oliver acaba indo morar com um vizinha e vive muito triste, ele vê um boneco de pano que sua mãe fez para ele e chora, derrubando lagrimas encima do boneco que acaba ganhando vida.

 Ele se apresenta e diz que seu nome é Drippy, rei das fadas e que as lagrimas de Oliver quebraram uma maldição lançado pelo mago Shadar, e que isso prova que Oliver é um puro de coração e que ele tem o poder para derrotar o mago, podendo também,  com isso, encontrar um meio de salvar sua mãe. Assim Drippy ajudar Oliver a apreender a arte da magia e os dois vão para  o mundo de Drippy.

Oliver e Drippy indo para o outro mundo derrotar o mago Shadar.

A historia do jogo é bem simples e direta, nada de muito complicado. Os dois mundos estão ligados pelas pessoas que os habitam pela alma que elas dividem. Isso é, existe duas pessoas,uma em cada mundo que dividem a mesma alma. Assim se uma está com problema a outra também sofre, em algumas parte da aventurar você deve voltar para o seu mundo e descobrir o que esta acontecendo com a pessoas do seu mundo, para salvar a pessoa do outro mundo.

Essas pessoa costumam ter a mesma  aparência nos dois mundos, mas não são totalmente iguais. No mundo de Drippy o Rei de Ding Dong Dell, a primeira cidade que você visita, é um gato gigante, mas no mundo de Oliver ele é o gato da dona da mercearia, e ele é de tamanho normal para um felino.
Ding Dong Dell, o reino governado por um gato, e seu primeiro ponto de parada na sua jornada para derrotar Shadar.

O sistema de combate é um misto de tempo real com turno, toda vez que você toma uma ação você tem de esperar um tempo para tomar uma nova. No cenário de combate você pode, e deve, se mover livremente.

Você também tem familiares que são criaturas que  lutam por você, como os Pokemons. Elas vivem dentro do coração dos personagens e a vida ela é a mesma que a sua, isso é, caso ela caia você também cai.Você pode ter até três familiares ligada a seus personagens, além de outras 3 na reserva.

A luta contra monstros comuns, que ficam andando pelo mapa, podendo ser evitadas caso queira, é bem simples. Podendo ser feita só na força bruta sem muitos problemas. Já lutas contra os chefes é muito mais complicado, sendo preciso usar de estratégia e usar a defesa no momento certo,coso contrario a derrota é certa.
Você só controla um personagem por vez, sendo que os outros ficam agindo sozinhos. No começa é meio confuso a bagunça nas batalhas mas depois você se acostuma.

Uma coisa que não ficou muito legal é que os familiares inicias de cada aliado de sua jornada são muito maus fortes do que as que você encontra depois. Só Depois de algum tempo você encontra uns bem fortes, mas dá para ir de boa só com os iniciais.

Você encontra outras criaturas que são boas para serem seus familiares, mas elas serão ajudantes, que criaturas principais. 

Há entorno de 400 bichos para você escolher divididos em varias famílias, e cada personagem tem preferências por 3 tipos específicos.
Você controla diretamente seus familiares, e quando eles estão em combate você não esta. Os familiares tem uma atributo chamado estamina, que vai sendo gasto com tempo. Quando termina seu familiar deixa o combate. 

Há no jogo um pote de alquimia que ajuda muito a fazer itens mais fortes, principalmente quando você pega o barco e pode pegar itens raros nas ilhas.

Uma coisa que tem de ser dito é que este jogo tem um rito mais lento que os RPGs ocidentais, quando você joga games como Mass Effect ou Skyrim, em menos de uma hora você já sabe tudo sobre o sistema de combate, itens e evolução.

Já em Ni no Kuni ele demora mais, fiquei horas sem saber como capturar outros familiares, até a Esther se juntar ao grupo e aprender a habilidade dela de captura. O Pote de alquimia demora mais tempo ainda, e não foi de graça, tive de enfrentar uma luta difícil com o Djinn que vivia dentro do pode.
O barco é o primeiro meio de transporte do jogo, e ele da acesso outros continentes e ilhas. Muito útil para pegar ingredientes para alquimia e evoluir seus familiares. 

Um dos pontos mais fortes do jogo é sem duvida seus gráficos e suas musicas, os dois foram muito bem feitos pela estúdio Ghibli. 

Parece que você esta jogando um anime, e algumas partes da historia e feito em desenho mesmo, bem animado e desenhado. Os cenários são bem detalhados e coloridos, muito agradáveis de se olhar.

A musica é bem empolgante, com um ritmo legal e que combina com os fases e a situação do jogo.


Ni no Kuni é um jogo com  um pegada clássica, ele lembra jogos antigos de RPG japonês do tempo do PSOne. Para quem jogou muito destes jogos naquela época, este jogo vai sem duvida agradar.

Ele também lembra muito o Dragon Quest VIII do PS2, e tem  a mesma qualidade que este. Com um Upgrade nos gráficos da Geração Atual.

Sem duvida este jogo é um clássico e vai ser lembrado por muito tempo. Muito recomendado pera quem tem um PS3, um titulo obrigatório.

2 comentários:

  1. Gostei do seu site, favoritando.

    ~faça mais resenhas dos jogos da Paradox

    ResponderExcluir
  2. Vou fazer sim, já to jogando a expansão Sons of Abraham e to muito ansioso para a expansão do Europa Universalis, Conquest of Paradise.

    Até !

    ResponderExcluir