Game Dev Tyccon é um jogo de administração, onde você controla uma empresa de games dos anos 80 até um futuro próximos, passando da geração do PS4 e XboxOne. O jogo foi criado pela Greenheart Games, empresa fundada em julho de 2012, sendo o jogo lançado em dezembro de 2012.
No inicio você está em sua garagem com pouca grana e com um único funcionário, você. As únicas plataformas de desenvolvimento são o PC e o G64, que seria o Commodore 64. A partir deste inicio você deve criar jogos cada vez melhores, acumular dinheiro mudar de sede para uma maior, contratar mais pessoas e até quem sabe lançar seu próprio console.
O inicio da historia começa na garagem de sua casa. Tem vários Easter Eggs no jogo, você sabe o que tem debaixo da coberta azul ? |
O tema é o ambiente que vai ser trabalhado no seu jogo, como Medieval, Horror ou Esportes. O gênero é o tipo de jogo que você vai desenvolver, como RPG, ação simulador, etc. Estes dois tópicos são muito importantes, porque eles trabalham junto e tem grande influência no desenvolvimento do jogo.
Ao escolher um tema e um gênero eles podem formar um Great combo ou um Bad combo, que geram melhores ou piores reviews do seu jogo. Você tem de casar os temas e os generos para formar os Greats e fugir dos Bads.
Alguns temas funcionam muito bem com certos gêneros. Conforme você for desenvolvendo mais jogos, mais você vai saber quais são as melhores combinações. |
A plataforma influencia mais nas
vendas, mas cada uma tem seus gêneros e publico alvo mais fortes. PC é um ótima plataforma para Estratégia e jogos com
temas mais adultos como Historia. Já o STes(SNES) é muito mais forte com
simulação e com o publico jovem.
No Game Dev, não é usado os nomes
reais dos consoles, mas simples parodias deles. E para quem tem entorno de 30
anos e sempre acompanhou a industria dos jogos você vai notar que eles seguem
bem a historia desta industria.
Conforme você for crescendo, uma melhor locação vai ser necessária. Não dá para criar grandes jogos na sua garagem. |
Quando você já tiver feitos as
escolhas de tema e gênero, começa a etapa mais longa de se fazer um jogo, que é
a sua produção. Esta é a parte que mais
influencia na qualidade do seu jogo, são três etapas em que você deve alocar
bem seus empregados e no que você vai focar.
Aqui você vai ter 3 barras
verticais que são ligadas a 3 aspectos do jogo. Uma barra é mais ligada a tecnológico, outra é
mais ao design e uma que é o meio termo os dois.
Para conseguir criar um bom jogo você deve se conseguir um bom balanceamento entre as partes mais importante de cada jogo. |
E é aqui que o gênero escolhido
antes influencia no jogo, já que cada gênero tem itens do desenvolvimento
mais importantes.
Storyline/Quest tem maior peso em
um RPG que Engine, já em um jogo de ação é o contrario.
Para se ter um ótimo jogo é
preciso distribuir bem o foco durante a
produção, além é claro, colocar os funcionários mais qualificas numa área, no
tópico correspondente aquela área.
Quanto maior sua equipe melhores e maiores game podem ser feitos, que aumenta os custos de produção e também o tempo de desenvolvimento. Mas o retorno é ainda maior. |
Durante a fase de produção vai
sendo gerados pontos, que são representados por bolinhas coloridas. Estes
pontos são os de Tecnologia, Design, Pesquisa(Research) e Bugs.
O pontos de Tecnologia e Design
são os pontos que o jogo conseguiu durante o desenvolvimento, quanto mais altos
melhor seu jogo.
O Bugs são os defeitos que seu jogo apresenta durante o
desenvolvimento, quando você termina sua produção você já pode lança-lo na
hora. Mas se você ficar esperando, os Bugs
vão sendo arrumados.
Sempre espere os Bugs ficarem arrumados para lançar seu
jogo, isso melhora as criticas. Não faça como as empresas de hoje, que lançam
produtos cheios de Bugs, para os
jogadores já terem de baixar um patch
na semana seguinte.
Conforme você avança haverá a chance de abrir um laboratório de pesquisa de hardware, onde você pode criar seus próprio console. Vale lembrar que desenvolver um é cara e demorado. |
Os pontos de pesquisa você usa
para desenvolver novas tecnologias, como gráficos melhores, mais melhorias pros
jogos, que abrem mais opções ao se criar uma nova engine.
Além disso estes pontos são
usados para treinar treinar seus funcionários, deixando eles melhores. São necessários especialistas para abrir os
laboratórios de pesquisas.
Cada vez que você lança um jogo
as criticas vem logo depois, e se elas forem boas seu jogo venderá como água no
deserto, se não será vender gelo para esquimó.
Mas mesmo se um jogo for um
fracasso você pode aprender alguma coisa com isso. Você pode mandar alguém da
equipe estudar o jogo e aprender algumas quais são as melhores combinações,
qual plataforma funciona melhor com que gênero.
Se tudo for feito certo seu jogo receberá o selo de platina nos reviews, ou seja ter 4 notas 10. Isso faz seu jogo ser o maior sucesso. |
Game Dev Tycoon é um ótimo jogo
para quem gosta de jogos do tipo administração, mas também é muito recomendável
para gamers, já que muita coisas de
quem acompanha a industria está presente.
Ele mostra de maneira
simplificada como é o desenvolvimento de jogos eletrônicos, o que é necessário,
o tempo e os custos de se criar um.
Olá tudo bem? Meu nome é Vitor Guariento, falo como dono do Guariento Portal, uma espécie de site que fala sobre curiosidades ele geral. Falo de jogos, de filmes, análises, viagens. Enfim, tudo que dá na telha. E uma das coisas que ligou o seu site ao meu foi exatamente esse post sobre Game Dev Tycoon para o Android. Na verdade, fiz até mesmo uma análise desse jogo. Se quiser dar uma olhada eu agradeceria de montão.
ResponderExcluirhttps://guarientoportal.com/2020/03/23/game-dev-tycoon-android-analise/