Uma das mudanças mais legais é o criação dos Estados Coloniais, que surgem ao se criar 5 colônias numa mesma região da América. Por exemplo, se você colonizar 5 províncias na região do Brasil, suas províncias que antes eram parte da sua nação, viram um estado colonial. Ela vai ganhar um nome, que você pode mudar na hora da criação, mas vai continuar sobre seu jugo.
O quando ela passará depende de sua exigência, mas quanto mais você pressionar maior será o desejo dela se tornar uma nação independente. O desejo de separação vai aumentando com o tempo, e quando passar de 50% ela poderá começar uma guerra de independência, e quanto mais alto o desejo, maior será a probabilidade disso acontecer.
Segundo, foi o maior profundidade deste elemento do jogo. Anteriormente colonizar era somente ampliar sua nação sem fazer guerra. Agora há mais elementos diplomáticos, administrativos e estratégicos.
Para uma colônia ser tornar realmente importante e rica, mais províncias ela deve ser, mas isso também vai torna-la mais forte, o que pode se tornar um problema numa guerra para libertação.
Há eventos que podem aumentar ou
diminuir o desejo de liberdade de suas colônias. Escolha com sabedoria. |
Terceiro, agora parte do gerenciamento que antes era feito pelo jogador, passar para as colônias. Isso vai te poupar ouro e Monarch Power, já que a própria colônia que vai cuidar disso. Ela levantará seu próprio exercito, construirá as melhorias nas províncias e vai patrulhar sua própria costa, te deixando mais livre para se concentrar em outras coisas.
Também demos adeus ao antigo sistema de tarifas, que não era muito legal, muito pouco intuitivo e não muito lucrativo. Antes a melhor maneira de ganhar dinheiro com as colônias era mandar um mercador recolher lucros nas trades nodes, agora realmente as colônias podem dar muito ouro, agora jogar como com uma nação voltada para colonização da mais prazer. Os protetorados, protectorate, são nações subjugadas que pertencem a um grupo tecnológico inferior ao da nação que a domina, passando metade do seu trade power para a ela,mas ganhando uma melhora no avanço tecnológico. O protetorado substitui a opção de tornar uma estado em vassalo.
Esta mudança diminui a velocidade de expansão sobre as nações pouco avançadas, já que para conseguir novas províncias você terá de anexa-las no acordo de paz,e não mais tornando-as vassalos e anexando mais tarde, o que acaba gastando seu Monarch Power criando os cores nestas províncias.
Esta mudança diminui a velocidade de expansão sobre as nações pouco avançadas, já que para conseguir novas províncias você terá de anexa-las no acordo de paz,e não mais tornando-as vassalos e anexando mais tarde, o que acaba gastando seu Monarch Power criando os cores nestas províncias.
Este é um mapa da America criado aleatoriamente. Mesmo escolhendo uma nação indígena você não terá muito conhecimento de como esta o continente. |
É legal por passar a sensação de que estamos explorando um mundo desconhecido, assim como Colombo, Cabral e outros navegadores devem ter sentido. Além de deixar as coisas menos obvias, já que com o mapa normal, a melhor região para se colonizar é o caribe. Um novo mundo diferente você já não sabe onde fica o caribe, e também não há garantias de que lá será o melhor lugar para colonizar.
A federação é um pacto de defesa mutua, onde caso algum membro da federação for atacada, todos os outros membros entra na guerra para defendê-lo. Essa nova opção de aliança, foi colocado para dar uma maior chance de resistência para os povos nativos contra os europeus, mas no jogo que fiz uma federação, foi mais útil contra ameaças de outras tribos.
Os Primeiros sinais do Apocalipse. Já estou ouvindo rumores de um povo chamado Grã Bretanha. |
A expansão também trouxe o patch 1.4, que alterou varias coisas, como algumas Ideias, colocou um novo trade node,o Western Europe, que mudou um pouco a dinâmica do fluxo de comercio do jogo, e outras coisas menores.
Esta foi uma das atualizações do patch 1.4, agora você tem opção ao ver uma cometa, sendo que ambas dão -1 de estabilidade. A Paradox sabe como tirar uma! |
Não há uma Oceania criada aleatoriamente, ou estados colônias fora da America. Colonizar estas regiões é o mesmo que antes. E o modo novo que experimentei colonizando a América com a Noruega, foi muito mais legal.
Espero que novas mudanças seja feitas para estas regiões futuramente, os jogos da Paradox tem DLCs feitos sempre com um objetivo em mente, e provavelmente outras regiões terão sua vez.