segunda-feira, 2 de junho de 2014

Age of Wonder III


Age of Wondens III é um jogo que mistura estratégia por turnos, em que cada turno você administra seu império, com wargame,onde você controla suas unidades com o objetivo de aniquilar os exércitos inimigos.

O game foi desenvolvido e publicado pela Triumph Studios, e lançado em 31 de março de 2014, sendo exclusivo para PC. No jogo você controla um líder que governa um reino e que deve explorar e expandir, se tornando o mais poderoso soberano do Mundo. Há vários modos de jogo, Campanha, Cenário, Random Map e multiplayer online.
Este é o mapa onde a parte de administrar o império acontece, você pode ver o as cidades, os exércitos, os recursos e as Dungeons, lugares que guardam tesouros preciosos.

A campanha apresenta o conflito entre os High Elves e o Commonwealth Empire. No passado a corte dos Elfos foi destruída pelos humanos, e acabaram se dividindo em dois grupos. Um querendo a vingança, liderado por Meandor, filho do Rei assassinado Inioch, e líder dos Elfos Negros, conhecidos como Cult of Storms. E Julia, filha de Inioch,que comanda os Elfos da Floresta e os Keepers, esta facção não deseja a vingança contra os humanos.

Os dois grupos se enfrentaram enumera vezes, no Valley of Wonders, onde se encontra os restos da antiga corte élfica, mas os conflitos terminaram quando Julia casou com elfo negro, unindo as duas facções e fundando os High Elves.

O Commonwealth Empire começou como um união de varias raças, com o intuito de proteção mutua e partilha de conhecimentos, mas conforme o império se expandia, os humanos acabaram tomando o poder, e agora querem assimilar todo o mundo e abandonar as antigas tradições.

Na campanha você pode escolher com qual dos dois lados você vai jogar, ela também funciona como um tutorial, ensinando o básico do jogo, muito recomendado para quem está começando a conhecer a série agora.
Este e o mapa da campanha, aqui você vai ganhando objetivos conforme por cumprido os anteriores, podemos ver os High Elves cercando a cidade e concentrando suas forças para a invasão.

O modo Cenário tem mapas com objetivos definidos, que devem ser alcançados para ganhar, como controlar uma região para se proteger de uma invasão que vai ocorrer em 50 turnos, e resistir a invasão.

Já o modo Random Map, você escolhe um tipo de mapa, como um feito por varias ilhas ou apenas terra sem oceanos. Podendo configurar suas variáveis, como clima, quantidade de recursos, relevo e os inimigos pelo cenário. Para triunfar você tem que derrotar os impérios inimigos, e caso você tenha deixado vitória por aliança ativado, você só precisa derrotar os lideres que estão fora dela.

Uma das coisas mais legais do jogo é poder criar seu próprio líder e usa-lo nos modos Cenário e Random Map, na Campanha você só pode jogar com os líderes das Facções.

Ao cria-lo você terá as opções de raça, classe e das suas Mastery, cada uma impacta em algum aspecto da sua civilização.

A Raça influencia nas unidades básicas que você poderá fazer nas suas cidades. Cada raça tem um visual único, além de habilidades próprias. As raças são equilibradas, não tendo uma grande diferença de poder entre elas. A que mais gostei foi os Draconians, o povo dragão. Por outro lado os Goblins são muito feios, mais parecendo ratos mutantes.
Ao criar seu líder você pode escolher sua raça, classe e suas afinidades, cada uma influenciando no seu game.

As classes interferem nas magias que você terá acesso e em unidades que você ganha ao pesquisar. Cada uma tem uma filosofia e isso se reflete em seus poderes e soldados.

Os Dreadnought confiam na tecnologia e em seu poder, os heróis e unidades de combate estão fortemente ligadas a força do vapor, da pólvora e do metal.

A Theocrats usam sua ligação com o divino, para conquistar os corações das massas e suas terras através da fé. Em suas fileiras você encontra mártires, cruzados e evangelistas.

Um líder Rogue é um grade rei do crime, com habilidades voltados a enorme ganhos e saques. Em seus meios são encontrados assassinos e criaturas dos planos inferiores, como as belas succubus.

Archdruids são os protetores da natureza e seus aliados são criaturas selvagens, xamãs e espíritos ancestrais. Seus poderes chamam a chuva que cura os amigos feridos, enquanto pragas de insetos e a ira da natureza são jogados contra seus inimigos.

Um Sorcerer dedica sua vida as estudos arcanos, e muitos em suas cidades seguem o mesmo caminho, suas tropas se encontra muitos aprendizes. Além disso suas habilidades mágicas conseguem trazer criaturas de outros planos, ou arrasar seus adversários com raios de energia bruta.

O Warlord governa pela espada, pode inspirar a coragem em seus soldados, ou o terror no coração dos seus opositores. Seus exércitos são formados por poderosos guerreiros e incríveis bestas de guerra.
Você pode sempre ver as habilidades de cada unidade. Cada raça e classe tem seus próprios soldados, com suas próprias características.

Além disso é possível escolher três Masterys na hora de criar o líder, que representam suas afinidades. Cada uma dá magias e criaturas para você invocar, que ao invés de custar ouro por turno custará mana.

Do ponto de vista das mecânicas de jogo, você tem muitas opções para criar um Líder, mas sinto que há pouca variedade na hora de criar seu visual. Há uma boa variedade em alguns pontos, como cor de pele, olhos. Mas sinto a falta de mais variedades nas características mais marcantes, como formato do rosto, cabelos e os trajes, sendo que nelas há apenas 3 opções.

A outra parte mais interessante do jogo é o combate, que é muito bom. Para quem gosta de um wargame, este é um excelente escolha. Você começa por criar uma batalhão, que pode conter até 6 unidades de diferentes tipos.

Você pode criar um grupo com 3 infantarias e 2 arqueiros e um bando de clérigos para cura-los. Ou no lugar de arqueiros por 2 unidades de cavalaria, para esmagar os inimigos com um ataque de carga poderoso.
As tropas da Princesa dos High Elves, Sundren, estão se reunindo para lançarem um poderoso ataque, vemos na parte superior central a formação de um de seus exércitos.

A instância de batalha é separada do mapa de administração, ele é um mapa hexagonal por onde você move seus soldados. As unidades tem pontos de ações que são gastos ao se moverem.

Fica marcado no mapa o quanto uma unidade que será gasta ao se mover, usando cores para diferencias os valore. A verde tem custo zero, a amarela é um e assim vai ate atingir o máximo que a unidade pode se mover.

Mas os pontos de ação não servem só para movimentação, eles são usados para atacar. Se você conseguir encostar uma das suas tropas perto de um inimigo, você poderá atacar. Porém se aquela unidade tiver pontos sobrando ela pode atacar mais uma vez. Isso funciona para defesa também, quando uma unidade recebe um agressão ela revida, para cada ponto que ela guardou, será revidado um ataque adicional.

Assim se uma unidade atacar com 3 pontos de ação e a defensora tiver 2, a atacante vai bater 3 vezes e a agredida 2.

É muito importante você calcular suas operações, porque elas terão consequência. Um exemplo é usar a habilidade de charge da cavalaria sem se preocupar em protegê-las, ser atacado pelas costa causa um dano adicional, além de não ser possível retalhar o agressor.

O game apresenta vários modificadores de combate, que é mostrado ao jogador por pop ups durante o jogo. Então você está sempre bem informado dos resultados de seus atos.
O mapa de combate mostra varias informações que são uteis para você decidir o que fazer. O custo de movimento, o dano que você vai causar e os bônus que está o influenciando,e quanto você vai receber de volta no contra-ataque inimigo.

O game apresenta alguns locais para serem explorados, as Dungeons, e algumas delas tem inimigos muito poderosos para um grupo de 6 conseguir vencer sozinhos. Uma das possibilidades do jogo é posicionar tropas entorno de um exercito inimigo, e mandar o ultimo dos seus destacamentos ataca-lo. Assim todas as tropas adjacentes vão entrar no combate, aumentando suas forças.

Isso funciona para atacar cidades e vários grupos de inimigos ao mesmo tempo. O que leve a um enfrentamento épico entre várias tropas, lembrando filmes como coração valente.

Os cenários das batalhas são bem variados e com elementos que ajudam na estratégia, você pode fechar algum caminhos com escudeiros, ou mover suas tropa para uma região mais estratégica, forçando os inimigos te enfrentar em uma local mais vantajoso para você.

Os heróis, e seu líder conta como um, são muito bons para liderar suas força. Além de serem unidades muito fortes, podendo usar magias que afetam os inimigos ou o campo de batalha.

Você sempre pode usar as magias do líder, mesmo que ele não esteja presente entre o exercito, mas isso custa o dobro de casting points, que são os pontos de magia que você pode usar por turno. Caso um exercito não tenha um herói, só use magia quando for muito necessário, para não esgotar suas forças rapidamente.
Uma grande batalha para a conquista do castelo, um verdadeiro épico será escrito sobre este conflito.

A parte de administração da cidade é boa e simples, você não tem que se preocupar com microgerenciamento. O mais importante é escolher um bom local para fundar suas cidades, procurando regiões com recursos valiosos.

Quando a borda de uma cidade expande os recursos dentro de sua influência são extraídos automaticamente, não havendo necessidade de construir alguma coisa. Só fique atento para inimigos encima dos recursos, porque isso paralisa a extração.

Os upgrades em suas cidades são voltadas para gerar recursos, como mana e pesquisas, além das unidades e construções que já as fazem sair com um nivel.

Há elementos de RPG no jogo, como a evolução dos heróis e da suas unidades, que vão ganhando experiência pelos combates e ficando mais fortes. Os heróis também tem acesso a uma grande variedade de habilidades, algumas deles beneficiando os soldados liderados por eles.
Este é uma dungeon dentro de uma grande forja, lugares especiais como estes tem encantamentos que afetam o local, fique atento a isso para não ter problemas depois.

O game apresenta um ótimo gráfico, as unidades são bem detalhadas e tem aspectos bem legais. Os cenários são ótimos, bem detalhados e variados, cada tipo de terreno no mapa tem uma representação no mapa de combate. A arte dos menus e das telas de loading não ficam atrás, sem duvida um ótimo trabalha de design no jogo todo.

O som do jogo, tanto na parte de efeitos sonoros como nas musicas, são incríveis. Destaque para a trilha sonora composta por Michiel van den Bos, que trás a sensação de que você está fazendo algo grande enquanto governa seu reino.

Age Of Wonders III é um game que vai te prender por horas, principalmente quem gosta de jogos de estratégia por turnos, construir grandes impérios e de batalhas táticas, ao estilo de bons wargames.

Nenhum comentário:

Postar um comentário