quarta-feira, 29 de outubro de 2014

A saga Espacial de Destiny.


Destiny é um jogo de tiro em primeira pessoa, com elementos de MMORPG (Massive Multiplayer Online Role-Playing Game), onde o jogador escolhe uma raça, uma classe e deve enfrentar uma serie de aventuras para ganhar níveis e conquistar equipamentos, além de conhecer a historia por trás daquele universo. O ponto mais forte de Destiny é de Tiro, já que ele não aprofunda muito em seu universo, e mesmo que você veja outras pessoas no mapa durante o jogo, é bem limitada à interação com outros jogadores, algo fundamental em qualquer MMO.

Este game tem uma qualidade técnica impressionante, tanto na nova geração com o PS4 e XboxONE, com na antiga no PS3 e Xbox360. A ambientação dos mundos é incrível, cada cenário é lindo, muito bem desenvolvido e com características próprias que os tornam únicos. O Cosmódromo russo abandonado, os campos verdejantes de Vênus e o deserto vermelho de marte, cada um sua própria arquitetura, trabalhados em mínimos detalhes, para dar um ar de um passado glorioso, que se encontra perdido agora.
As três classes de Destiny, cada uma com suas próprias características, mas com muitas semelhanças também. Sua principal diferença é na habilidade especial e nos tipos de granadas que cada uma tem.

A iluminação também impressiona, assim com as texturas dos modelos, principalmente na nova geração que é fantástica. Já nos primeiros minutos, há uma parte que em que seu fantasma, um tipo de robozinho flutuante, passa entre vigas de ferro enquanto ilumina o local, a física da luz que ele emite enquanto interage com o ambiente é impressionante, algo realmente muito bem feita. E as texturas não ficam atrás, com uma ótima resolução, mesmo ficando próximo a objetos a textura não borra.

A trilha sonora é excelente, em batalhas contra chefes, ou durantes os tiroteios mais frenéticos durante as missões, é colocada uma composição com uma batida forte, que levanta a moral para a luta. A trilha sonora é original, sendo feita exclusiva para o game para passar a sensação de estar em um conto épico.

A dublagem é boa, mesmo na versão em português, só uma ou outra voz que não ficou legal, que não passam muita emoção.
Há uma boa variedade de inimigos, divididos em 4 facções, esta na imagem são a Colmeia.

O que desaponta é a historia do game, o que não deveria ter ocorrido, já que o universo criado para o jogo se mostrou muito rico e profundo. Infelizmente durante a campanha, que dura entorno de 10 horas, o enredo não se aprofunda no mundo, há pouquíssimos diálogos entre os personagens, que não constroem uma ligação forte com o que está acontecendo.

A dinâmica do jogo é ir para orbita, escolher uma missão, executá-la e voltar para a cidade, à explicação do porque você está fazendo isso fica a cargo do seu fantasma, que durante as fases dá as informações sobre os objetivos. Seu personagem só ouve na maioria das vezes, sendo quase um personagem de games mais antigos, onde todos falam com o protagonista e ele não responde. Se não perdi a conta você só ouve seu personagem falar umas cinco ou seis vezes durante toda a campanha.

A abertura promete um grande épico, e durante toda a jornada até há está sensação. É construída uma narrativa de luta entre os últimos sobreviventes da humanidade contra uma força maligna, descomunal, que vai varrer tudo em seu caminho. O modo de falar que os personagens usam para se referirem aos inimigos, outros lugares e as ações tomadas, cria uma atmosfera de conto fantástico, e até como as classes são chamadas, Warlock, Titan e Hunter, reforçam isso. Junto com uma roupagem de ficção cientifica, viagens interplanetárias e seres vindos do espaço criam um universo muito interessante, que infelizmente não foi muito explorado.
No deserto de Marte você encontra ruínas de uma velha cidade, cheia de Vex, uma raça de mecanoides muito que é uma das grandes ameaças do game.

Além dos belos gráficos e excelente trilha sonora, o que realmente salva o jogo é sua jogabilidade, que é bem divertida e empolgante. Basicamente você chega aos planetas e corre atrás dos objetivos, atirando em tudo que se mexe, mas isso é feito de modo esplêndido.

Em toda missão há momentos que você tem de enfrentar varias hordas de inimigos, resistir até o objetivo daquela missão for completado, e para sobreviver você tem de procurar cobertura, pular, correr e mandar muita bala, são esses momentos frenéticos que fazem o jogo valer à pena.
A ultima cidade da terra, o único lugar onde o Viajante pode ainda defender a humanidade.

Além disso, há vários tipos equipamentos para ir atrás para melhorar seu personagem, com armas e armaduras, que são ganhos de inimigos abatidos, recompensas de algumas missões, ou nos níveis mais elevados através de alguns vendedores, que comercializam seus itens por marcas de valor, como é comum em vários MMORPGS. Esse sistema de itens dá uma boa motivação para continuar jogando por um tempo, mesmo que as missões sejam as mesmas do modo historia.

Um sistema interessante é de um atributo chamado de Luz, que é o elemento que aumenta o nível do personagem após o nível 20, esse atributo é encontrado nas armaduras, que quanto melhor mais elas tem. Esses níveis influenciam o dano que você causa e recebe de inimigos, ao enfrentar oponentes mais fortes eles causaram muito mais estragos do que se você tivesse no mesmo patamar. Esse sistema serve para mostrar o quanto seu equipamento está forte, além de servir de “chave” para entrar em sertãs missões ou acessá-las em níveis de dificuldade mais elevadas.
Estes círculos são os atributos que a arma pode ter, conforme você vai ganhando experiência a sua arma também evoluem. As armas lendárias e exóticas são as que mais tem esses bônus.

O PVP também é legal, e para muitos é a melhor parte do game, já que ele apresenta embates rápidos e dinâmicos. Os mapas são ótimos, tento alguns mais voltados para combates próximos e outros para de longe, mais vários modos de jogo, como controle de zonas, time VS time, mata-mata e outros.

As classes estão bem equilibradas, não tendo uma que sobressai sobre a outra. Um detalhe muito importante é que os equipamentos têm seus atributos básicos padronizados, não importando o nível. Então um personagem com itens lendários, não tem tanta vantagem que um só com equipamentos comuns. Obviamente, as armas de níveis mais elevados têm vantagens, já que elas possuem mais habilidades, mas não chega a ser tão monstruoso como seria caso os danos e resistência fossem mantidos sem essa alteração para o Multiplayer.

Destiny é um híbrido de vários gêneros, com maior ênfase em PFS, foi um projeto ambicioso que tinha muito potencial, em certos pontos o jogo mostra ao que veio, em outros deixa a desejar. Diverti-me muito com o game, mesmo não sendo tudo que esperava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário