domingo, 14 de setembro de 2014

The Sims 4


O quarto game da franquia The Sims acabou de ser lançado trazendo novos elementos, além de mudar outros, voltando a suas origens, e deixando características do terceiro jogo para traz. O fogo ficou com o novo sistema de expressão e emoções dos Sims, que é o grande atrativo desta sequência. E, além disso, houve a simplificação de alguns pontos para facilitar, ou agilizar, a vida dos fãs da franquia.

A primeira sensação que se tem ao começar a jogar é o quanto o jogo está leve, principalmente se o compararmos com o game anterior. A primeira tela de loading é bem rápida, e quando você começa a criar seu Sim, a troca de uma roupa, acessório ou qualquer outro elemento da customização, é praticamente instantânea, não tento que esperar alguns segundos para ver a troca. E este é o mesmo PC que estava jogando o The Sims 3 a pouco tempo, e a diferença na performance é impressionante.
Está muito mais rápido criar um Sim, além do jogo estar muito mais leve, o game separou as opções de customização em vários grupos, que facilita em muito achar uma determinada peça de roupa.

Toda essa leveza também está presente na parte de simulação, onde o Sim que você criou interage com o mundo virtual e seus moradores. Isso se deve a varias mudanças nesta versão, como tirar as texturas customizáveis das roupas, há varias texturas para você escolher ainda, mas você não pode alterar mais cores e as estampas como antes. Esse é um ponto delicado, já que muitos fãs vão sentir falta da grande liberdade de criação que alterar as estampas dava.

Porém a ferramenta de criação está incrível, permitindo mudar as formar e as feições apenas usando o mouse, clicando e puxando para aumentar ou diminuir o nariz, olhos, os seios e músculos. Além disso, ela está bem dinâmica, só de clicar na camisa é aberto o menu para os tipos de roupas, como jaquetas, regatas, camisas com ou sem mangas, e o mesmo vale para as calças e sapatos, além de acessórios.
As emoções dos Sims influenciam em muito as conversas com outras pessoas, quando se está furioso opções mais agressivas ficam disponíveis na hora de interagir.

Mas não foi só a ferramenta de criação que foi mudado em relação ao jogo anterior, o jeito que o jogo funciona também mudou. Agora só é carregado na memória do PC o quarteirão que você mora e apenas a sua casa, você pode visitar outros lugares, ou seus vizinhos, mas antes haverá uma tela de loading, onde os elementos daquele cenário são preparados.

Essa alteração na estrutura do game poupa muita memória do computador, que o deixa mais rápido para processar outros elementos do jogo, que reflete na suavidade que ele roda. Na maior parte do tempo as principais interações com outros Sims aconteciam em minha residência, não sendo necessário ter todo os outros lugares prontos caso que quisesse sair, o que dificilmente ocorria na The Sims 3, o que mudou no quarto game da franquia. Mesmo tendo que esperar um pouco para carregar toda vez que saio de caso para um lugar novo, é tão veloz que nem me importo, passei um bom tempo visitando a casas de vizinhos, além do parque e lotes comunitários, como o bar e a academia.
A morte está de volta neste game, e sempre da para suplicar pela vida de um outro Sim, mas nem sempre ela atende seu pedido. Pelo menos dá para conversar com ela e até se torna sua amiga.

Outra grande mudança ocorreu nos próprios Sims, que agora estão mais caricatos, tanto na aparência quanto no modo de agir, se compararmos com versão anterior, sendo deixado de lado aquele visual mais realista. Além disso, houve um grande trabalho nas expressões dos personagens, que está ligado às novas mecânicas que envolvem os sentimentos deles. Quando um deles está triste é fácil notar pelo seu rosto, postura do corpo e jeito de andar, e tudo isso é muito importante para você tomar as decisões do que ele deve ou não fazer.

O sistema de emoções é fundamental para as interações de um Sim com outros, quando ele está feliz você terá mais opções relacionadas à felicidade,assim com todos os outros estados que ele possa passar. Quanto você estiver jogando com uma família, e estiver concentrado em um deles para conquistar um amigo, os outros vão agir autonomamente baseadas em suas situações emocionais. Por exemplo, quando ele estiver furioso aparecerá opções como zombar, insultar e até mesmo brigar, e caso você o deixe conversar com outra pessoa sozinho, ele vai provocar o outro ate começar uma luta. Outro ponto a observar é que os Sims estão mais inteligentes, agindo sozinhos de forma mais autônomas e com maior eficiência, eles não ficam mais travados em portas esperando o outro sair da frente, na verdade em um ambiente cheio eles agem de maneiro muito natural.
Em The sims você pode ter relação de qualquer tipo, quem sabe até com seres de outro mundo.

Outra adição foi a função multitarefa, agora eles fazem mais de uma coisa ao mesmo tempo, enquanto está tocando violão, o espirante a musico conversa com outras pessoas, que podem estar assistindo TV, ou jogando xadrez, permitindo que eles ganhem habilidades enquanto aumentam sua barra social.

O estado emocional dos Sims também está ligado às características que você escolhe ao criá-lo, e há varias para escolher, cada uma tempo impacto nos gostos e no modo dele reagir ao mundo em sua volta. Um personagem Ativo tem grande vontade de fazer exercícios, um criativo com frequência vai procurar pintar ou tocar um instrumento. É possível escolher até três traços de personalidade, mais uma aspiração, que é o principal objetivo da vida dele, como ser um grande escritor, ou uma pessoa super popular.
Sair ao ar livre é uma boa maneira de se conhecer novas pessoas, se divertir e ganhar até um ponto de habilidade.

Houve um aumento no numero de habilidades, agora não existe mais musica, mas tocar guitarra, piano e violino. Além de carisma, temos comédia, travessura que aumenta conforme você vai interagindo com outras pessoas. E os trabalhos usam algumas habilidades no inicio, mas chega um ponto que ela vai se dividir em dois ramos, necessitando maior foco em uma das habilidades. Como a carreira de artista, que no início tanto piada como tocar algum instrumento vai fazer você crescer nela, mas chega um ponto em que você tem escolher entre ser musico ou artista cômico.

A construção de casas sofreu poucas mudanças, mais a implementação de se poder comprar salas pré-montadas, mas que dá para customizar antes de construí-las. É um jeito rápido de montar um lar. Mas o antigo modo de erguer paredes, pintar e decorar ainda permanece, com algumas melhorias, como poder esticar um lado de um cômodo só puxando uma seta, o que agiliza as reformas para ampliação de suas salas. Mais um ponto de discórdia foi a exclusão de piscinas, que deixou muitos fãs irritados. Sendo um elemento presente dês do primeiro jogo, sem duvida faz falta, ainda mais para quem gostava de matar outros Sims.
O sistema de construção está bem dinâmico, tendo até opções de ambientes completos para você comprar. Nunca foi tão fácil construir sua casa.

The Sims 4 traz mudanças para a franquia, muitas delas bem vindas, outras, principalmente algumas faltas, criaram muita discussão entre jogadores. No fim das contas gostei do game, e aprovei várias decisões feitas. Além de deixar o jogo mais leve e mais simples, ele voltou à suas raízes, como elementos mais lúdicos dos itens e dos próprios Sims, que estão mais simpáticos do que nunca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário