quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Quando um rei não pode mais governar – Armello



Armello é um jogo de tabuleiro onde o jogador escolhe um herói e deve aventurar-se em busca de uma solução para a crise do reino de Armello, rolando dados, usando cartas, explorando ruínas e enfrentando criaturas das trevas. Lançado em primeiro de setembro pela desenvolvedora independente League of Geeks, recebeu boas criticas da imprensa especializada.

O reino de Armello é um lugar mágico habitado por animais antropomórficos, seres que apresentam características humanas, como os personagens em vários desenhos da Disney. O rei está afligido por um grave poder maligno, a corrupção, que está o deixando louco e sem condições de governar. Os clãs, do Lobo ao do Urso, aventuram-se em busca de uma solução para este problema.
Há 8 heróis, dois de cada clã e cada um tem suas forças e fraquezas, como Thane que é ótimo em combate, mas fraco com magia. 

A mecânica do jogo é ótima, apresentando todos os elementos de um bom jogo de tabuleiro, porem acrescentando detalhes que um game eletrônico pode oferecer como elementos aleatórios, invisibilidades e outros recursos que seriam difíceis de colocar em um jogo de tabuleiro convencional.

O jogador escolhe um entre oito heróis, cada um com seus próprios atributos e uma habilidade única especial. Os personagens começam em suas próprias vilas e movem-se pelo tabuleiro hexagonal, cada casa sendo representando um tipo de terreno com suas próprias características. Uma floresta concede invisibilidade a noite, a montanha custa dois pontos de ação para entrar e dá um bônus na defesa, e assim por diante.
O circulo de pedra recupera um ponto de vida, mas cuidado com o bandeira da caveria, ela avisa onde tem uma armadilha.

Porém não será um passeio a jornada do herói, há muitos perigos em seu caminho, os outros heróis vão tentar atrapalhar, criaturas da corrupção sairão das ruínas ao anoitecer e a loucura do rei o fará proclamar leis insensatas. Para enfrentar essas ameaças você terá de usar cartas, as quais você compra no inicio do seu turno até atingir o seu valor de wits,que é um dos atributos dos personagens. As cartas são divididas em quatros grupos, equipamentos, magias e truques e seguidores, este ultimo só são pegas através de quests.

As cartas são um dos elementos mais legais do jogo, elas são usadas para varias ações.  A primeira é ser usadas durante o jogo de forma normal, ou seja, equipando os itens no seu herói, lançando magias em um adversário ou colocando armadilhas pelo tabuleiro. Seu outro uso é conseguir sucessos automáticos nas rolagens de dados, tanto para lutas quanto para testes contra armadilhas.
No inicia de cada fase você compra cartas até ficar com o mesmo numero de wits do seu personagens, que é representado pelo cálice no conta inferior esquerdo da tela.

Cada carta tem um símbolo no canto superior direita, igual as que têm nos dados, assim quando você queima uma carta um dos dados sai da rolagem e já fica com aquele resultado, dando um forte elemento de estratégia ao mesmo tempo em que reduz o fator sorte. Uma carta boa pode ter um símbolo de escudo e em uma batalha você pode ficar tentado entre gasta-la para conseguir um ponto a mais de defesa ou guardá-la para outro momento.

Há quatro formas de vencer o game, por prestigio, banir a corrupção, matar o rei, e por corrupção. A cada amanhecer, o mundo tem um ciclo de dia e noite, o Rei sofre um ponto de dano por causa da corrupção, os heróis que tiverem algum ponto de corrupção também toma um ponto de dano. Caso o rei morra o jogador que tiver mais prestigio entre todos ganha a partida. Outra vantagem de ter mais pontos de prestigio é poder escolher entre dois decretos que o rei ira proclamar todas as manhãs, essas leis são ruins para os jogadores, mas dependendo do momento, alguns jogadores serão mais afetados que outros. Logo aquele que está à frente pode aconselhar o rei a decretar a lei que menos o prejudique.
O herói que tiver mais prestigio a cada amanhecer pode aconselhar o rei qual das duas leis ele deve proclamar, então é bom estar na frente dos outros.

Outra forma é conseguir quatro pedras mágicas que aparecem nos círculos de pedra no tabuleiro de tempos em tempos ou através de quests. Quando você tiver quatro delas é possível banir a corrupção e o rei. Também é possível entrar no castelo e lutar contra o rei e caso ele for morto e o atacante sobreviver, este se tornará o novo rei, entretanto caso os dois morram no combate, o jogador com maior prestígio se tornará o monarca.


Por fim a vitória por corrupção é igual a de matar o rei, mas você tem um nível de corrupção elevado, até estar com o nível corrompido. Assim quando a antigo soberano for morto você será novo monarca maculado com a energia maligna.
Ao atacar ou for atacado você entra nesta tela onde ira jogar dados e ver quanto dano você vai causa e quanto você defendeu. o numero de dados é igual a seu fight, que é representado pela espada na parte inferior esquerda da tela, mais bônus.


Essas quatro formas de vencer incrementam muito o fator de rejogabilidade, pois você vai querer tentar estratégias diferentes com vários heróis. Além disso, nem sempre o modo que você pretende terminar aquela partida vai ser o mesmo até o fim do jogo. Dependendo do que ocorrer é sábio mudar sua estratégia. Durante sua aventura uma pedra mágica pode surgir perto de você, e logo depois ganhar uma explorando uma ruína, assim logo você terá duas ou três pedras em seu poder bem rápido. Assim como ganhar equipamentos ótimos para o combate contra o rei.

Outro dos pontos mais fortes de Armello é sua arte, dos elementos em modelos 3D às ilustrações. Os personagens são lindos e muitos carismáticos, bem detalhados e seus visuais correspondem bem a sua historia e seu poder especial.
Ao vencedor a coroa, e conforme você vai jogando vai abrindo novos itens para os heróis.

O tabuleiro em 3D é bem feito, você só percebe que ele é dividido em casas hexagonais quando você tem de mover seu herói e aparecem as divisões do mapa, os modelos dos heróis que são ótimos. O jogo apresenta uma grande variedade de paleta de cores, o que dá aquele visual de conto de fadas. A transição do turno diurno para o noturno é outro detalhe incrível.

As ilustrações, tanto dos menus quanto das cartas são fantásticas. Principalmente das cartas que tem um capricho primoroso, muitas delas apresentam até uma animação simples, como um movimento da boca ou de raios de luz reluzentes dos equipamentos, dando uma vida as cartas, isso faz você querer abrir todas as ilustrações da galeria. Muito bom também é a da abertura do jogo, que lembra alguns desenhos antigos.
Na galeria de cartas você pode ver todas as cartas que você já jogou alguma vez. Todas elas tem belíssimas ilustrações e algumas são ate animadas.

Armello é um excelente jogo de tabuleiro para plataformas digitais, que une elementos tradicionais deste tipo de jogo com características só possíveis em games. Ele é uma ótima pedida para quem gosta de jogos de tabuleiro e tem dificuldade para jogar com amigos, o modo multiplayer ajuda a reunir a galera, ou pelo menos da para jogar sozinho contra a máquina. Este é um titulo que vale a pena dar uma chance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário