Heroes of The Storm (HotS) é o
mais novo game da Blizzard, que agora se aventura num dos gêneros mais
populares da atualidade, o MOBA( Multiplayer on-line Battle Arena). Não é a
primeira vez que ela entra em uma nova moda, quando os MMORPGs (massive multiplayer
Online RPG) estavam se popularizando, a Blizzard lançou World of Warcraft (WoW)
e praticamente dominou, e ainda domina, o mercado de MMOs. Agora tenta a mesma
jogado com HotS, e ela tem experiência, habilidade e talento para fazer isso.
A maior força do jogo está em seus heróis, os Heroes, que são os personagens controlados pelos jogadores. A idéia do game é colocar os grandes personagens de suas franquias para enfrentarem-se em uma arena. E durante as mais de duas décadas de vida, a Blizzard acumulou uma grande quantidade deles, sendo a maioria bem carismática. Os grandes títulos da empresa estão representados no game; Arthas, Uther, Jaina, Sylvannas do universo de Warcraft; Kerrigan, Jim Raynor, Zeratul do Starcraft; Diablo, Valla, Azmodan do Diablo; até mesmo os três vikings do antigo Lost Vikings estão presentes, e há muito mais personagens para escolher, além disso, que a empresa promete continuar lançando um herói novo todo mês.
Kael´thas, o líder dos elfos sangrentos em Warcraft, um dos mais recentes heróis a se juntar a esta contenta. |
Cada herói tem habilidades únicas,
estilo de jogo e papel. As partidas são disputadas por dois times de cinco
jogadores, tendo como objetivo destruir a fortaleza do inimigo, mas para chegar
ate lá, você terá de passar pelas fortificações hostis que protegem o caminho,
além de matar os jogadores adversários.
Nesta arena, um dos objetivos é segurar o controle destes altares, para o pilar maior disparar lasers nas fortificações inimigas. |
Outra oposta do HotS é na
simplicidade. Foram tirados as armas, itens e a loja, que são elementos comuns em outros MOBAs, e em
seu lugar um conjunto de talentos para o jogador escolher em determinados
níveis. Cada um deles altera alguma habilidade básica, aumentando o alcance, ou
a área de acerto, ampliando o dano ou adicionando efeitos mais exóticos. E no
décimo nível há um talento especial, o poder Heróico, que é muito forte, e tem
um tempo de recarga maior. Esse sistema permite uma boa customização do
personagem, além de deixar o jogo mais rápido, uma vez que não é preciso voltar
à base para comprar equipamentos.
Sendo que outro ponto positivo
desse sistema é a baixa penalização de um time por ter um jogador mais
inexperiente, que morre várias vezes nas mãos do time adversário, aumentando
deste modo a disparidades entre as duas equipes, pois o time adversário acabaria
acumulando ouro mais rápido, o que permite comprar melhores armas rapidamente,
sem contar o aumento de nível dos jogadores da outra equipe por causa da
experiência ganha encima do novato.
O que nos levas a outro fator
interessante, a ausência de níveis individuais de personagens. Quando alguém
mata lacaios, destrói uma construção ou derrota um inimigo, a experiência vai
para uma barra de equipe, que evoluiu todos os jogadores do time juntos,
tornando o jogo mais coletivo, fazendo que todos os membros, ou pelo menos a
maioria, joguem juntos para vencer.
Jaina Proudmoore é uma poderosa maga do gelo, e em HotS uma ótima assassina, que causa um grande dano e deixa os inimigos lentos ainda. |
Além de jogar em equipe ser
fundamental, é muito necessário focar nos objetivos de cada mapa. Cada arena apresenta
características únicas, por exemplo, a Baia do Coração Negro, onde os times têm
de pegar moedas de ouro que saem de baús no meio do cenário, e pagar o capitão
pirata para mandar uma salva de balas de canhões contra as fortificações
inimigas. O Condado do Dragão é outra arena bem legal, onde é preciso controlar
dois altares, um no topo e outro na parte inferior do mapa, para liberar o
poder de uma estatua de dragão no centro, que transforma o jogador que a ativou
em um enorme guerreiro dragão, que tem uma força descomunal. Cada arena tem sua
própria mecânica especial, que é muito importante para ganhar, não foi pouca as
vezes que vi um time massacrado pelos adversários no inicio da partida vencê-la
por jogar focada no objetivo.
Kerrigan na versão vampira, está é uma das maneiras que a Blizzard tenta fazer dinheiro com esse game, vendendo visuais diferentes. |
Outra coisa que incomoda é a
ambientação dos cenários, todos baseados em fantasia medieval, sem nenhuma
relação a alguma franquia da empresa, até parecem inspiradas no universo de
Warcraft, mas não a nada de especifico que confirme essa sensação. Além disso,
nenhuns dos mapas lembram o ambiente de Starcraft ou Diablo, sendo que estes
títulos têm um trabalha artístico excelente, é triste não ter campos de
batalhas baseados em suas franquias. Pelo menos já foi anunciado uma arena
baseada em Diablo, e pelo que já foi mostrada, esta muito legal.
Visualmente o jogo é lindo, bem
colorido e cada cenário muito detalhado, além de serem bem diferentes entre si.
As fortificações têm uma aparência que combinam com os mapas. Os heróis são
ótimos, bem grandes na tela e bem feitos, e apesar de serem de games com
estilos de arte diferentes, o trabalho em deixá-los com um visual semelhante
foi ótimo, não gera nenhuma sensação estranha ter uma Kerrigan do lado de Malfurion
e junto do Azmodan, até os Vikings de Lost Vikings, que seriam os personagens
mais “cartunizados”, parecem pertencer aquele jogo.
HotS é um ótimo MOBA,
principalmente para quem está querendo começar a jogar este tipo de jogo, a sua
simplicidade é um fator muito positivo para os iniciantes. Porem, não ache que
não há muita profundidade no jogo, o sistema de talentos permite uma bela profundidade
e muita discussão sobre as melhores estratégias de escolher o melhores para
cada estilo de jogo. Ele é aquele game que é fácil de aprender, mas demorado
para dominar. Este game merece dar uma conferida.
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