domingo, 9 de junho de 2013

Company of Heroes 2



Company of Heores 2 (CH2) é um jogo de estratégia em tempo real ambientado durante a 2º Guerra Mundial. Desenvolvido pela Relic Entertainment e publico pela SEGA o jogo se encontra no Open Beta, onde só é possível jogar o multiplayer.

CH2 te põem na pele de um comandante de guerra durante a invasão nazista à Rússia, que vai ser o tema do modo campanha, podendo utilizar tanques, unidades móveis e soldados com equipamentos da época. 
O jogo apresenta um sistema de cobertura, as unidades podem ficar atrás de muros, barris ou outros obstáculos para ganharem mais defesa.

O Gameplay do jogo está muito bom, a parte da construção da base é bem simples, havendo poucas construções a serem feitas. O que é muito legal, já que ele tira o gerenciamento de base e deixa o jogador focar-se mais nas unidades que vai construir e na sua estratégia.

As unidades de CH2 são bem distintas, cada uma tem uma função bem definida. O desenvolvimento de um forte exercito passa pela diversidade de soldados, já que algumas unidades são fortes contra infantaria, outras contra blindados, e há unidades de artilharia como morteiros ou os lançadores de foguetes Katyusha.
O lançador de foguetes Katyusha. Suas unidades ganham experiência quando destroem unidades inimigas, as tornado unidades veteranas e mais fortes.

Outro ponto legal do jogo é as "cartas" de comandantes, que você pode escolher antes de um partida. Estas cartas são como comandantes auxiliares que dão habilidades e unidades especiais. 

Você pode escolher três deles no menu de customização do exercito, mas eles estão travados no inicio da batalha. O jogo tem um contador de command points, que vai aumentando de nível cada vez que o marcador fica cheio.

Quando chega no nível 1 , você pode escolher um dos 3 comandantes para auxiliá-lo e liberar suas habilidades. Conforme o marcados vai aumentando de nível, mais habilidades daquele comandante vai sendo liberadas. Lembre-se que você só pode escolher um deles pelo reste da partida.

Ter três opções de comandante foi uma ótima ideia, assim dependendo do papel que você vai desempenhar durante a partida, cada um deles vai ter as habilidades e as unidades especiais que você necessita, sem precisar customizar seu exercito toda hora.
Este comandante dá no primeiro nível os Shock Troops, depois no nível 2 uma passiva para anti-tank gun e assim por diante. Cada comandante tem suas próprias características.

O clima também interfere no CH2, nas fases durante o inverno uma nevasca pode cair a qualquer momento. Quando o tempo começar a mudar vai aparecer um relógio marcando 1 minuto para a nevasca chegar, neste tempo é bom você cuidar para sua infantaria estar bem protegida do frio.

Caso seus soldados fiquem ao relento durante uma nevasca eles começam a morrer de frio. E não é só a infantaria que sofre com o clima, a visão das unidades mecânicas, como tanques ou a artilharia, diminui muito. Você pode aproveitar para mover suas tropas, mas é perigoso elas morrerem de frio, ou emboscadas pelo inimigo.
Um minuto você tem para proteger suas tropas do frio. A Fúria do General Inverso é implacável, fazendo dos exércitos de Hitler e Napoleão suas mais notórias vitimas.

A partida começa com os dois times tendo 500 pontos, e conforme um time controle mais Victory Points, que são representados por estrelas na Mapa, ele faz o time adversário perder pontos, e o time que zerar primeiro perde. 

Há outros pontos para capturar, mas estes dão recursos que serão usados para chamar mais unidades, o que os fazem serem muito importantes.

Este jogo é mais de controlar pontos estratégicos que destruir a base do inimigo, as partidas podem variar de 20 minutos até mais de 1 hora em jogos muito competitivos.

É muito legal ver seu time perdendo, depois virar, começar a perder de novo,  virar mais uma vez, e no fim ganhar por menos de 10 pontos.
Para capturar um ponto de controle é só deixar uma unidade de infantaria, ou um veiculo leve perto dela e esperar um tempo. Os Pontos de Vitoria são marcados por estrelas no mapa, o time que controlar mais da metade faz o outro time perdes seus pontos até a derrota.

O  gráfico do jogo é excelente, muito bem detalhado o campo de batalha, as unidades muito bem feitas. A Essence 3.0 Engine faz um trabalho maravilhoso no jogo, o cenário é muito destrutível, a floresta cheia de arvores termina a partida como um monte de cinzas e com restos de tanques destruídos espalhados. 

As casas usados para abrigar suas tropas durante as nevascas, podem ser reduzias a escombros, complicando a vida da infantaria. Muros usados para cobertura também pode ser destruídos, alterando em muito o mapa e o gameplay

Rios congelados podem ser mortais para tanques quando o gelo é atingido por um disparo de projétil pesado, fazendo o veiculo afundar na hora.

O mapa evolui conforme o jogo anda, o que te protegia durante um tempo pode não estar mais lá depois.

A física está bem trabalhada, você sente a força de um projétil ou o peso de um veiculo quando ele é atingido por um disparo. Veículos leves balançam forte quando atingido por um canhão de grosso calibre. Já os pesados não se mexem quando atingidos por baixo calibre.

Os efeitos de partículas também estão ótimos, principalmente das explosões e do fogo.

Mas todo esta qualidade vem com um preço,o gráfico é pesado e acaba por fazer o frame rate cair quando muitas unidades estão na tela ao mesmo tempo combatendo. No multiplayer isso causa bastante lag, então é bom você diminuir a qualidade gráfica ao jogar online.

Como disse o jogo está no Open Beta, e muito provavelmente alguns problemas de lag devem ser solucionados quando o jogo for lançado. 

A IA do jogo está boa, sendo mais forte e agressiva que normalmente é na maioria dos jogos atuais, ela cria grupos bem diversificados e coordena bem os ataques. Posso dizer que gostei dela, e não vejo problema numa IA mais difícil de ser derrotada.

Mas o jogo é mais divertido contras outros jogadores, e a comunicação entre o time é fundamental para jogos mais competitivos. 
Tela pós partida, mostrando as estatísticas da batalha. Conforme você joga vai ganhando experiência e subindo de patente e abrindo novos coisas.

Company of Heroes 2 é um ótimo jogo de Estratégia em Tempo Real, deixa de lado gerenciamento de base e se foca nas batalhas. Mesmo em situações desesperadoras há chances de virar a mesa. Um ótimo jogo para quem gosta do gênero, altamente recomendável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário