domingo, 16 de junho de 2013

Path of Exile



Path of Exile(PoE) é um action RPG, como Diablo e TorchLight, desenvolvido pela neozelandesa Grinding Gear Games, um empresa fundada por jogadores de RPG que sentiam falta de jogos de qualidade do tipo eles gostavam, então decidiram fazer eles mesmo. A empresa foi fundada em 2006 e seu primeiro jogo PoE esta em Open Beta desde Janeiro de 2013.

Em PoE o jogador escolhe uma das seis classes, começando sua jornada despertando em uma praia do continente de Wraeclast depois de um naufrágio, este continente é usado  de colônias para pessoas indesejáveis, os Exilados. O jogador também é um exilado e deve agora lutar para sobreviver neste ambiente hostil, cheio de criminosos, monstros e horror.
As quests do jogo dão boas recompensas, como gemas, itens e pontos de talentos extras.

PoE tem o mesmo gameplay básico de jogos do gênero, clique num lugar do mapa e o personagem vai ate lá, ou clique num inimigo e o personagem o ataca. Você vai matar varias hordas de monstros para ganhar experiência e novos equipamentos.

Mas PoE tem um brilho próprio que é o seu sistema de Skill e talentos. As Skills do jogo são dadas por Gems(Gemas), que são pedras dividias em 3 grupos, azul, verde e vermelha. 
Os itens do vem com slots para colocar as gemas, quando um slot esta ligado a outro você pode por gemas de suporte que dão bônus para a outra gema ligada. Itens com bons slots valem muito mais que semelhantes com ruins. 

 Cada Gema é uma skill, que para ser usada deve ser colocada em um slot de item dos seus equipamentos. Por exemple, Infernal Strike é uma Skill que dá um golpe corpo a corpo onde parte do dono físico é transformado em dano de fogo, está habilidade é uma gema vermelha.

As gemas tem nível e  ganham 10% da experiência que você ganha ao matar inimigos, e a cada nível elas ficam mais fortes. Você pode tirar uma gema e colocar outro no lugar, ou colocar ela em outro item, caso tenho encontrado algo melhor. 

Cada item tem seu próprio numero e cores de slot, uma gema só pode ser colocada no slot da sua mesma cor.
Infernal Blow causa parte do seu dano físico em dono de fogo, e caso o inimigo morra ele explode causando danos em área  nos inimigos próximos.
E cada grupo de gemas está ligada a um dos três atributos básicos, as vermelha estão ligadas a força, as verdes a destreza e as azuis a inteligência. 

A cada nível que uma gema sobe os pré-requisitos para usá-las também sobem, assim se você está usando um gema azul mas está focando em força, vai chegar o momento que sua pedra azul não vai mais ganhar nível, ate você atingir o inteligência necessária para ela evoluir.
Seleção de personagem. Cada classe começa em um ponto da grande e única arvore de skill, então dependendo do que você quer fazer pode ser mais rápido começar com uma classe ao invés de outra.

Este sistema de Skill Gems, deixa as classes bem flexíveis, uma vez que se o item tiver o slot e o personagem o pré-requisito, você pode usar qualquer gema. 

Assim você pode criar um Marauder,algo próximo ao bárbaro de Diablo, que solta bolas de fogo. Apesar dele ser uma classe que tem como atributo primário a força, nada impede de você por pontos de talentos que dêem inteligência. 

Há 6 classes em PoE sendo 3 especialistas, que tem apenas um atributo primário, e 3 híbridos, que tem 2 atributos primário.

Os especialistas são Marauder(força),Ranger(destreza) e Wicther(inteligência). Os híbridos são o  Duelist(força/destreza), o Templar(força/inteligencia) e o Shadow(Inteligência/destreza).

As seis classes dividem uma mesma arvore de talento, que é muito grande mesmo, mas cada um começa em um ponto diferente dela.  Assim os bônus de força são mais comum perto de onde o  Marauder começa e o bônus de inteligência perto da Witcher, o Templar fica numa posição entre o Marauder e a Witcher, o que lhe concede fácil acesso ao dois bônus.
Este é o ponto onde começa o Templar, para baixo fica os bônus de armas e força, e para baixo os bônus de inteligência e dano elemental. Para criar um Templar de elemental striker você deve procurar equilibrar o caminho nas duas direções.

A cada nível você ganha 1 ponto de talento que pode ser gasto nos que estão abertos, quando você compra um talento, outro ligado a ele se abre. Assim você vai fazendo um caminho pela arvore,pegando talentos que dão força, bônus de dano com um tipo arma, aumentar área de skill e habilidade únicas.

Por todos dividirem a mesma arvore, todos os talentos estão praticamente disponíveis para todas as classes. No caso do Marauder que quer soltar bolas de fogo ele pode passar pelo talentos próximo ao Templar e pegar bônus de inteligência e ir na direção da Witcher.

O que define sua Building é suas gems e como você vai distribuir seus pontos de talentos, que são mais de 100 pontos até chegar no nível 100.
Não há gold em PoE, você compra e vende itens através de trocas, sendo os scroll of wisdom um das "moedas" mais comum.

O ambiente do jogo é muito legal também, como o mundo do jogo é dark fantasy, os cenários são mais sombrios e os inimigos são mais grotescos e com um designer mais realista. Os gráficos não são top, mas são bons e os efeitos de partículas das habilidades são bem feitos. Cada item que você equipa faz diferença no visual do personagem e você encontra sempre bons itens para sua classe.

Path of Exile é muito bom para quem quer um game hack and slash e ficou decepcionado com Diablo 3, que é até um jogo legal, mas Path é um sucessor melhor de Diablo 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário