Victoria II é um grand strategy game desenvolvido e publicado pela Paradox
Interactive, sendo um dos seus maiores títulos junto com Crusader Kings e
Europa Universalis. Em Victoria o jogador controla uma nação dos anos de 1836
até 1936, devendo cuidar de varias aspectos como diplomacia, política,
industrialização e guerra.
Victoria é um jogo complexo e com
uma grande profundidade em todos os elementos que ele apresenta ao desenvolver
sua nação. Mas isso é um dos grande
charmes deste tipo de jogo, que tem um publico fiel e muito dedicado.
Atualmente Victoria II tem duas
expansões, A House Divided, que tem a guerra civil americana como principal
tema, e A Heart of Darkness, onde o foco é a colonização da África.
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O mundo em 1836, está e a tela de seleção de País quando começa o jogo. |
Ao começar o jogo você deve
escolher uma nação, todas as nações do mundo estão disponíveis. As nações estão divididas em 4 grupos, Great Power,
que são as 8 nações mais poderosas; Minor Power, que são as próximas 8 nações
mais poderosas; As Civilizadas, que são todas as outras nações ocidentalizadas;
e por fiz as não civilizadas, que são países não ocidentalizados.
O grande objetivo do jogo é fazer
sua nação ser a maior entre todas, e isso é medido através de 3 parâmetros bem
claros:
O seu prestígio, que representa o
quanto sua nação é bem vista entre as outras. Você ganha vencendo guerras, com
diplomacia, investindo em tecnologia de cultura e em eventos especiais.
Seu poder industrial, que
representa a força da sua industria. Quanto mais industrias houver em seu país,
mais poder industrial você tem.
E seu poder militar, que
representa o tamanho e a qualidade das suas forças armadas. Aumenta conforme
você for recrutando soldados e for melhorando suas tecnologias militares.
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Sardenha-Piemonte é uma boa escolha para um jogo, há a possibilidade de reunificar a Itália. |
Apesar de ser bem claro como
chegar ao topo, não é tão simples fazer isso acontecer. Um dos elementos mais
importantes de Victoria II é a população de sua nação, sendo a base para vários
pontos deste jogo.
Ela influência o quanto você
ganha de dinheiro, o numero de soldados que se pode recrutar para o exercito
profissional, a velocidade das suas
pesquisas,quantas pessoas podem trabalhar nas fabricas e outras coisas.
E a população não é uma massa
uniforme, mas um conjunto de varias espectros, como profissão,grupo étnico, ideologia,
religião e muitos outros fatores.
O sistema político apresenta
varias formas de governos, como monarquias absolutas, monarquias
constitucionais, democracias e ditaduras.
Sendo que cada uma apresenta características próprias, como permitir ou
não eleições, intervir no governo ,permitir reformas e mais outras opções.
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Na tela de população você pode ver todas as informações referentes a população de seu país, há muita coisa para você verificar a tomar decisões. |
Há um senado nos países,Upper House, que reflete
as ideologia das sua população. Assim um população mais liberal tente a manter
um partido liberal no poder. Isso influência como você controla sua nação já
que liberais não deixam você, o Estado, criar fabricas. Já quanto há comunistas
no poder apenas você pode construir fabricas.
Nas ditaduras todos os outros
grupos não são representados na Upper House, mas ainda estão presentes na
população, o que pode levar a uma grande revolta. As formar do governo podem
mudar de forma mais pacifica através de algum evento, ou por uma revolução.
Alguns países tem eventos próprios,como a Unificação Italiana e a Guerra Civil Americana.
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Alguns grupo políticos tentam chegar ao poder através de revoltas, como os anarco-liberais, comunistas e fascistas. |
Outros eventos dão oportunidades
para alterar um pouco as ideologias da a sociedade, e durantes as eleições,
caso o sistema político permita, há uma quantidade maior de eventos para este
fim.
A população também pode fazer
pressão para reformas políticas, para isso é preciso fazer que a militância
delas aumente até o ponto que os partidos
se sintam pressionados a votarem por mudanças,caso contrario uma revolta
pode acontecer.
Há dois tipos de reformas no
jogo. As sociais, que aumentas os direitos dos cidadãos, e as reformas políticas,
que aumentam os direitos políticos.
Quanto mais avançados sua reformas estão, maior é a atração de imigrantes para
sua nação, fazendo sua população crescer mais rapidamente e alterando sua
formação com o tempo.
O jeito que você conduz seu povo,
e como você vai direcionado suas ideologias influenciam muito o jogo, assim é
recomendável já ter em mente como você pretende guiar com sua nação.
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Durante as eleições há debates políticos, onde você pode mudar a ideologia da população de uma província. |
O população também tem trabalhos,
assim você pode ter uma país onde a maioria do povo é composta de fazendeiros e
suas principais commodity sejam produtos agrícolas.
Para aumentar seu poder
industrial você deve pesquisar tecnologias da indústria. Além disso você pode incentivar
a classe mais rica na nação a investir, ou fazer isso você mesmo.
Você pode cobrar poucos impostos
dos mais ricos, para que eles ficam mais ricos e poderem investir. Outro modo é
ser um país com um partido no poder que te permita fazer isso pessoalmente,
como os conservadores. Com os comunistas só você é permitido criar fabricas.
Caso haja ferro em
uma província, lá é um lugar ideal para se fazer uma siderúrgica,e depois abrir fabricas que
usam aço. Sempre é melhor construir uma indústria onde tenha fácil acesso a
recursos.
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Na tela de produção você pode ver as fabricas em cada província, os investimentos estrangeiros, sua produção e projetos para novas fabricas e estrada de ferro. |
É comum os países não terem tudo
que precisam, o que leva a importar a matéria prima de outra nação. Caso tenha
falta no mercado internacional é possível ainda a paralisação da produção.
Há um fluxo comercial no jogo,
onde os recursos são primeiramente usados pelo mercado nacional, o excedente é colocado num mercado mundial
para os outros países comprarem.
As nações que tem maior prestigio
tem acesso primeiro ao mercado mundial, deixando outras com acesso as sobras,
ou mesmo nada.
Para evitar problemas há
possibilidade de se conquistar novos territórios. Através da guerra, ou da
colonização.
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Alguns eventos permitem ganhar Prestígio, aumentar ou diminuir militância e consciência da população e mudar a visão política delas. |
A guerra no jogo é simples num
ponto, já que você só deve formar exércitos e mandá-los lutar contra outros, ou
ficarem conquistado territórios inimigos. O que é complicado é como fazer a
guerra e quais suas consequências.
Para declarar guerra você precisa ter um motivo, casus belli. Por exemplo, territórios
que pertença a sua nação estejam sob o
controle de outra. Com isso você pode declarar guerra para recuperar aqueles territórios.
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A janela inferior esquerda mostra o desenrolar da batalha. A luta termina quando um exercito e destruído ou quando a moral de um deles zera e eles fogem. |
Para ganhar você deve somar
pontos de War Score até atingir o necessário para reivindicar uma
vitoria com concessões do inimigo. O War Score
você ganha ao vencer batalhas e ocupar territórios inimigos. Ao terminar a
guerra caso tenha sido vitorioso, você ganha os territórios que foram o motivo da guerra, mesmo que tenha
ocupado todos o pais inimigo.
Caso você não tenha um motivo
você pode ainda criar um, mas isso pode gerar infâmia caso você seja
descoberto. Com uma infâmia muito alta outras nação podem ficar mais propensas
a te atacarem, alem disso sua população fica mais irritada, o que pode
acarretar em uma revolta.
O jogo limita um pouco as
guerras, sem contar que perder uma é algo que pode ser muito catastrófico. Por
este ponto poder ver que Victoria é mais um jogo político que de guerra.
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Nesta batalha a Grã-Bretanha teve um dos seus exércitos dizimados, dando 6 pontos de prestigio para a Itália e mais 10 pontos de War Score na Guerra. |
Um ponto interessante do jogo é
que as nações são diferentes em escala de poder no inicio do jogo. Normalmente
jogos tendem a balancear os participantes, caso do Civilization, onde toda
nação começa igual e seus bônus tendem a serem equilibrados.
Já no caso dos Jogos da Paradox,
as nações são muito assimétricas, o que neste tipo de jogo é algo bom. É muito
divertido começar com uma nação mais fraca e trazê-la ao clube dos Great Power,
você deve lutar em varias frentes contra vários Golias.
Ser bem sucedido da uma grande
sensação de vitoria, mesmo que você não seja a força numero 1 do mundo.
Jogar com uma das mais fortes
também é muito legal, já que você deve lutar para aumentar seu poder e diminuir
a dos outros. Entrar em uma guerra sem nem um ganha pessoal, apoiando outra
nação mais fraca, apenas para ver outra enfraquecer.
Jogando com uma nação menor é bom
procurar uma Great Power para ajudá-lo a atingir seus objetivos contra outra.
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Ao terminar o jogo você o Ranking das Nações, embaixo você vê a posição da sua e alguns informações sobre ela. |
O mais legal é que Victoria II é
um jogo bem aberto, e você nunca vai jogar duas partidas iguais, mesmo que
escolha a mesma nação.
A IA do jogo simula as ambições de cada nação, o que
deixa o desenvolvimento do mundo ao longo do jogo muito dinâmica e imprevisível.
Há algumas tendências, mas sempre algo
diferente acontece no jogo.
Victoria II é um grande jogo, com
uma profundidade que agrada muito fãs do gênero. Cada partida é diferente, e há
muita possibilidades para se explorar. É um jogo que vale a pena ser jogado.
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