domingo, 11 de agosto de 2013

A Trilogia de Mass Effect



Mass Effect é uma franquia de jogos de RPG criado pelo BioWare, sendo o primeiro jogo da serie lançado para XBox360 em novembro de 2007, e depois para PC. O jogo mistura RPG com  FPS, criando uma experiência profunda e com muita ação durante toda a saga do Comandante Shepard, o protagonista dessa aventura.

A historia do primeiro Mass Effect começa quando Shepard é enviado para uma missão em que deve recuperar um artefato alienígena de uma espécie extinta, os Prothean. Nesta missão você é acompanhando por um outro alienígena chamado Nihlus Kryik, um  Turian e Spectre, que vai avaliar se Shepard tem condição ser um Spectre como também.

Durante a missão você enfrenta uma pequena resistência de criaturas misteriosas, mas consegue chegar ao seu objetivo, ao tocar no artefato Shepard vê imagens em sua mente que ele não consegue entender. Enquanto isso Nihlus encontra outro Spectre chamado Saren, que mata Nihlus com um tiro pelas costas.

Esta missão dá inicio a toda um saga, onde você deve encontrar vários aliados e salvar a galáxia da destruição de uma espécie alienígena conhecida como Reapers, responsável pela extinção dos Prothean 50 mil anos atrás, e que ameaça voltar para destruir todas as civilizações mais uma vez.
Os Geth são robôs com Inteligência artificial criados pelos Quarians, mas se rebelaram contra seus mestre e os expulsaram de seu planeta,   agora são uma grande ameaça.

Mass Effect apresenta um universo muito rico e detalhado, com varias espécies alienígenas, muitos planetas para explorar, uma grande quantidade de quets e vários personagens carismáticos e fascinante.

Como um RPG da Bioware há muitos diálogos onde o jogador tem parte ativa, escolhendo respostas que influenciam a historia do jogo. Dependendo de como você vai reagindo você pode poupar inimigos e juntar aliados para sua jornada.

O jogo também apresenta um sistema de moralidade, onde dependendo das suas ações você recebe pontos de Paragon ou Renegade. Quantos mais pontos você recebe em alguma destas categorias, mais possibilidades de falas são abertas para você usar nos diálogos.

Shepard não tem um personalidade definida na inicio do jogo, sendo que ela é desenvolvida pelo jogador durantes os jogos, este sistema faz que cada Shepard seja diferente para cada jogador.

Cada decisão que você toma gera um efeito no jogo que pode ser visto nos outros jogos, assim coisas que você fez no primeiro jogo tem alguma influência no segundo e terceiro. Mesmo que sejam um pequeno detalhe, isso da mais profundidade a serie.

Ao começar o jogo você cria seu personagem, podendo customizar sua face e seu background. Além disso você deve escolher uma entre 6 classes do jogo. Cada classe é especialista em algumas armas e tem seus próprios poderes.

Os poderes são dividido em 2 categorias, Biotics e Techs. Os Biotics são habilidades criadas através do uso do elemento zero, que geram o mass effect fields, seriam a "magia" deste universo. Já os Tech são habilidade para controlar drones, hackear computadores e robôs e gerarem interferência em equipamentos eletrônicos.

Entre as classes há 3 especialistas, os Adpte que são especialistas em biotics, os Soldiers que são especialistas em combate e os Engineer especialistas em Tech.

As outras 3 classes são hibridas entre dois especialistas, os Vangurads que tem habilidades boas em combate e Biotics, os Sentinel que usam Biotics e Techs, e por fim os Infiltrator que usam tech e são bons em combate.

As classes são bem equilibradas e apresentam um estilo de jogo diferentes entre elas, logo o melhor é encontrar qual classe se adapta a seu estilo de jogo.
Os gráficos do jogo são ótimos para cada época que cada um dos 3 jogos foram lançados, até hoje o gráfico do primeiro Mass Effect pode ser considerado bons. 

O maior salto de qualidade gráfica fica da transição do 1 para o 2, onde você ver a grande melhora principalmente nas armaduras, na textura e nos ambientes.

A historia do Mass Effect 2 se passa logo apos o 1, Shepard esta indo atrás de um grupos de robôs alienígenas chamados Geth, durante esta busca sua nave, a Normandy, é atacada e todos são obrigados a evacuar a nave. Shepard vai atrás do piloto chamado Jeff e consegue salva-lo, mas Shepard acaba morrendo.

Shepard é trazido de volta a vida 2 anos apos este ocorrido por um grupo de extremista pro - humanos chamado Cerberus, através do projeto Lazarus. Este grupo tinha dado alguns problemas para Shepard no primeiro jogo, mas como agora o Cerberus está tentando desvendar casos de sumiço de colônias humanas inteiras Shepard  decide ajudá-los.

Mass Effect 2 é o melhor jogo da serie por vários fatores. Sendo o seu sistema de relacionamentos com os membros da sua equipe um dos principais. Além de você contar com o maior número de membros da serie, e mesmo assim cada um deles tem uma grande profundidade.
Todos os membros da sua equipe no Mass Effect 2.
Foi introduzido agora um modo de interrupção durante os diálogos, em que Shepard pode tomar alguma ação. Estas ações podem ser heróicas dando pontos de Paragon, ou hostis dando pontos de Renegate. Você não é obrigado a agir,podendo deixar o dialogo prosseguir normalmente.

Houve também uma grande melhora no gameplay do combate, o antigo sistema de superaquecimento das armas foi substituído por um outro de clipes de balas, agora você não fica mais travado com sua arma por um tempo como no jogo anterior.

O sistema de skill ficou mais simples e melhor, você ganha 1 ponto por nível ,sendo 30 o nível  o máximo agora. As munições especiais também se tornaram skill e não são mais upgrades para armas. Não há mais a necessidade de se gastar pontos em treinamento de armas, agora Shepard já sabe usar as armas principais de sua classe, não podendo equipar outros tipos.

Há muitos upgrades espalhados pela fases que melhoram suas armas e armadura. Cada upgrade que você consegue ajuda na missão final para seus membros de esquadrão sobrevivam.

Conversado com alguns  membros de sua equipe você consegue upgrades para a Normady, que ajuda na missão final também, basicamente você deve fazer todos os upgrades que conseguir.

Alem disso você deve fazer as missões especiais de lealdade de cada membro, que eles te dão ao conversar bastante com eles.
Mass Effect 3 é a ultima parte desta trilogia. Agora os Reapers voltaram e seu primeiro alvo é a Terra,mas logo todos os outras espécies estarão lutando contra eles para sobreviver.

Em marte Shepard descobre um projeto para uma arma que os Prothean tinham desenvolvido contra os Reapers, mas não conseguiram criá-la a tempo para evitar sua extinção.

Shepard deve usar suas habilidades para ajudar as outras espécies da galáxia e em troca conseguir que elas dêem recursos para o projeto e para a batalha final.

Durante estas missões você encontrara antigos membros de sua equipe dos outros jogos, mas poucos deles voltaram a fazer parte de seu grupo.

 Mass Effect 3 tem menos membros que o 2, e apenas um a mais que o primeiro caso você tenha o DLC From Ashes,  que na época deu muito discussão furiosas dos Fãs da serie.

Outro ponto negativo é que você interagem menos com seus membros de equipe, não ha mais missões de lealdade e poucas vezes você terá diálogos especiais com eles. Por outro lado agora eles não ficam parados no mesmo canto da nave,  você pode encontrá-los conversando com outros membros da equipe.
Os gráficos ficaram melhores sendo o jogo mais belo dos três. Este jogo também tem a melhor trilha sonora.

Houve algumas mudanças no gameplay também , agora você pode customizar suas armas, escolhendo 2 item para equipar, como mira telescópica que da zoom, um cano maior que aumenta o dano, estabilizadores para melhorar sua mira e outras coisas.

O sistema de skill teve uma melhora, agora depois do nível 3  você tem duas opções para melhorar um skill, que vai agora até o nível 6. Muitas destas escolhas fica entre aumentar o Dano, a Duração, tempo de recarga, ou aumentar a área de efeito da skill.
Uma ótima novidade introduzida foi o multiplayer, onde um grupo de 4 jogadores devem lutar contra grupos de inimigos, enquanto devem cumprir alguns objetivos. Conforme você for lutando ganhara experiência e créditos.

A experiência serve para aumentar o nível do personagem que você usa no multiplayer, que são membros de forças especiais que estão lutando para pegar informações e itens para a guerra contra os Reapers.

O créditos você usa para comprar pacotes fechados que tem itens dentro. Ao abrir você ganha armas, outras classes e espécies diferentes, upgrades para suas armas, tudo de forma aleatória.

O multiplayer ficou muito bom e é muito legal, ele é muito parecido com o Left for Dead, só que ao invés de lutar contra zumbis, você luta contras os Reapers, agentes da Cerberus e os Geth.

O modo multiplayer influência um pouco na campanha, já que conforme você for cumprindo objetivos, ela melhora um pouco a eficiência dos seus aliados no modo campanha. Mas não é obrigatório jogar multiplayer para conseguir a força necessária para ter o melhor final na campanha.
A trilogia Mass Effect é uma das maiores obras dos games, tem um universo muito extenso, com varias espécies diferentes com sua própria historia e cultura. 

Todos os 3 jogos são ótimos, mesmo o 3 tendo alguns deslizes ele ainda é muito bom.

Recomendo jogar os 3 games e importar seu personagem para cada jogo, assim você acompanha os pequenos detalhes de suas ações ao encontrar personagens secundários seguindo suas vidas depois de terem contado com você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário