terça-feira, 20 de agosto de 2013

Europa Universalis IV



O mais novo jogo da Paradox Entertainment, Europa Universalis IV (EUIV), é um Grand Strategy Game onde você controla uma nação do fim da Idade Media até o fim do período Napoleônico. O jogo foi lançado em 18 de agosto de 2013 é está sendo muito bem aceito pela critica e pelo publico.

Ao iniciar o jogo você terá de escolher um das nações, e apesar do jogo se chamar Europa Universalis qualquer nação da época, em qualquer parte do mundo está disponível. Então você pode jogar com reinos na Ásia,como a dinastia Ming, ou com os Incas na America do Sul.

Mas o foco do jogo é a Europa, onde esta as principais nações do jogo e onde os grandes acontecimentos daquele período ocorreram, como a reforma protestante e a colonização.
O mundo em 1444. É aqui ao começar o jogo é onde se escolhe a nação com a qual se vai jogar, os 10 escudos na parte de baixo são as principais nações daquele cenário, é possível escolher outras datas para começar o jogo.

O principal atrativo do EUIV é que não há um objetivo para ganhar o jogo, diferente de games como Civilization, não há uma maneira de terminar o jogo por algum tipo de vitoria, não há um objetivo final.

Há agora um sistema de pontuação que serve apenas para mostrar como você está indo. Você vai ganhando pontos por vários motivos, como ter o maior exercito, a melhor administração e por assim.

Assim o jogo não parabeniza apenas o jogador que expandir seu país para todo o lado, pintando o mapa do mundo com sua cor. É possível ser uma nação comercial ou diplomática e mesmo assim conseguir ser uma das grandes nações. 

Houve muitas mudanças em relação ao jogo anterior, principalmente nas partes de Tecnologia, Comercio e Diplomacia. E estas mudanças foram muito positivas, possibilitando que nada país seja único e que você possa jogar do seu jeito.
Este é o mapa onde o jogo acontece, na canto superior esquerdo está o escudo da sua nação e clicando lá você tem acesso ao menu que mostra todos as informações do país e ações que você pode tomar.

Agora existe um sistema de Monarch Power, onde pontos vão sendo gerados a cada mês baseado na habilidade do monarca que está reinado, que pode variar de 0 até 6, mais o nível dos seus conselheiros. São 3 os tipo de pontos que são gerados, Administrativo, Diplomático e Militar.

Estes pontos servem para muitas funções, como criar construções resolver conflitos e desenvolver tecnologia. O que te coloca numa situação de ficar pensando onde gastar estes pontos, ou se você deve guardá-los para penar o próximo avanço tecnológico. 

Os pontos de Administração são usado para comprar tecnologia de Administração, o que libera novas construções nas províncias e tipos de governo. Também libera slots para as Idéias Nacionais, que são grupos de ideais que sua nação se foca e abrem novos bônus e melhorias para sua nação.

Um dos principais usos dos pontos de administração é a criação de core em províncias que você conquistou. Esses core são um representação de províncias que são consideradas partes de fato da sua nação, controlar províncias sem core gera tensão que se chegar a níveis muito altos, faz que rebeliões podem ocorrer com muita frequência.

Os pontos de Diplomacia serve para assinar acordo de paz quando você está pedindo concessões do derrotados, contratar um líder para sua marinha, e comprar tecnologia de diplomacia, que influencia na relação com outras nações, colonização, comercio e força naval.

Os pontos de Militar serve para contratar generais para suas tropas, reprimir rebeldes antes que comecem uma guerra civil e comprar tecnologia militar, que abre novas unidades e construções e aumenta sua força bélica.
Quando você atinge um certo nível de tecnologia de Governo você libera slots para Idéias nacionais.  Ao selecionar uma grupo você pode comprar os bônus que eles dão depois.
As Idéias Nacionais representam os valores que sua nação acredita, que você pode escolher ao atingir um certo valor de tecnologia administrativa, sendo o a primeira idéia você pode penar no nível 4.

Ao escolher uma ideia nacional você pegar um grupo de 7 ideais que você vai adquirindo ao gastar os Monarch Power correspondente ao grupo que aquela idéia que aquele grupo pertence. Assim se você pegar Religious Ideas do grupo de Administrative Ideas, você vai gastar 400 pontos de administração para comprar cada bônus daquele grupo.

Ao pegar todas as 7 ideais de um grupo você ganha ainda um bônus especial. Há ainda um grupo de idéias nacionais que são da nação, e suas idéias vão abrindo conforme você for adquirindo mais idéias. As principais nações do jogo tem idéias únicas sendo que outras dividem grupos comuns.

Estes novos sistemas são uma ótima novidade para a serie, deixa você livre para desenvolver seu país como desejar. Caso queira construir uma nação mercante, há muitas opções dentro das idéias administrativas, ou para se ter um poderoso exercito você vai querer pegar as ideias militares.
Portugal é considerada na época uma das grandes nações da Europa, por isso ela tem seu próprio grupo de idéias. Você já começa com alguns bônus inicias, e quando completar todas as idéias você ganha mais um bônus, que costumam ser bem generosas.
Houve também uma profunda mudança no sistema de comercio, agora cada nação tem 2 mercadores inicias, podendo ser adquiridos mais através de algumas ideias.

Existe no mundo os Trade Nodes, que são pontos do mapa onde se concentra o comercio de uma região. Estes locais não podem ser criados ou destruídos, eles são estáticos e permanecem inalterados durante o jogo. Para conseguir dinheiro dos trade nodes você deve ter um mercador nele. A quantidade de dinheiro que você consegue pegar de um trade node  é baseado no seu trade power naquele lugar.

Para aumentar seu trade power é  necessário construir melhorias nas sua províncias, mandar navios para cuidar das rotas marítimas e até através de guerras, onde você pode exigir transferência do trade power da nação derrotada para sua nação.

Uma nação especializada em comercio vai ter muitos mercantes com o quais pode fazer uma grande fortuna, e uma grande eficiência no comercio. Nações com poucas terras podem prevalecer contra países maiores por causa disso.
Este é o trade map, mostrando as regiões que abrangem cada trade node. As setas são os caminhos do comercio, para fazer mais dinheiro a melhor maneira e colocar seus mercadores em trade nodes que estão ligados pelas setas.
Na diplomacia houve poucas mudanças, agora você pode ver o que as outras nações pensam de você de maneira mais simples. 

O sistema de relacionamento é similar ao de Crusader Kings II onde o relacionamento entre duas nações é baseados em ações que dão pontos positivos, como ajudar numa guerra, e pontos negativos, como quebrar uma aliança.

Agora você tem um numero máximo de diplomatas que podem ser mandados para missões em outras nações, e enquanto eles estiverem lá você não poderá usá-los até eles voltarem. Assim como mercadores o numero inicial é de 2 sendo possível conseguir mais.

Os espiões foram removidos do jogo, sendo que suas funções foram passadas para os diplomatas,mas sendo que muita delas são disponíveis caso você tenha as ideias nacionais de espionagem.
A Polônia não está muito feliz com a Rússia, da para ver quais são os motivos disso muita mais fácil agora.
Mudaram pouco também o sistema de colonização. As nações começam sem colonos, sendo preciso pegar ideias nacionais para terem acesso a algum. Além disso só com a Quest for the New World, que está na Exploration Ideas, é possível contratar exploradores e conquistadores. 

Os exploradores podem comandar navios para entrarem em terras desconhecidas, enquanto os conquistadores fazem o mesmo mas para as terras.

Foi removida a chance de falhar ao mandar um colono para uma terra "desocupada", mas os nativos ainda podem provocar as perdas desta colônias. Em geral é bom ter tropas por perto dos seus colonos.

Apóscriar uma colônia é possível chamar de volta seu colono para ele já ir colonizar ouro província, mas se você deixá-lo ele vai atrair mais pessoas para a província.
Depois que uma colônia é fundada você pode chamar de volta seu colono pioneiro de volta para construir outra colônia. Mas deixá-lo lá da chance da colônia se desenvolver mais rápido. E quanto mais colônias você tiver mais alto será o custo de mante-las até elas se tornarem auto-suficientes.
A guerra continua praticamente como na versão anterior, com pequenas mudanças no sistema do war score

Ao decorrer da guerra conforme você for cercando províncias,derrotando tropas e mantendo seus objetivos de guerra sob seu controle, uma porcentagem de war score vai acumulando até o máximo de 100%.

Esta pontuação serve como marcador para se pedir paz. Ao fazer uma oferta cada tributo custará uma quantidade de pontos, assim se uma província custar 10 pontos, e o war score  estiver em 20% ao seu favor, o seu inimigo pode aceitar o pedido e terminar com a guerra.

Há outros fatores como vontade de continuar a guerra, a debilidade das tropas tanto sua como deles, que podem influenciar a decisão de aceitar ou não uma oferta. Em alguns casos caso seu inimigo esteja em situação desastrosa você pode conseguir mais coisas que seu war score te permitiria numa oferta.
Algumas nações não existem em alguns períodos do jogo, sendo possível fundá-las como no caso da Rússia.

Não é preciso ir a guerra para se conquistar territórios, caso você tenha boas relações com alguma nação você pode transformá-la em uma estado vassalo  e depois de 10 anos começar um processo para anexá-la pacificamente. 
   
Um ponto a se destacado é a musica do jogo, que foi feita usando uma orquestra profissional, que dá um ótimo clima para o jogo, criando uma grande atmosfera.

Europa Universalis IV é uma grande jogo, com muita profundidade, os eventos especiais que aparecem mostram  o cuidado da pesquisa que a Paradox fez para criar este jogo.

Como todo jogo do gênero você sabe onde está começando, mas não sabe qual vai ser o resultado final. Cada partida é uma experiência única, mesmo jogando com a mesma nação. Isso aumenta muito o replay deste game.

Este é um jogo que fãs do gênero devem jogar.

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