O mais novo jogo da Paradox
Entertainment, Europa Universalis IV (EUIV), é um Grand Strategy Game onde você
controla uma nação do fim da Idade Media até o fim do período Napoleônico. O
jogo foi lançado em 18 de agosto de 2013 é está sendo muito bem aceito pela
critica e pelo publico.
Ao iniciar o jogo você terá de
escolher um das nações, e apesar do jogo se chamar Europa Universalis qualquer
nação da época, em qualquer parte do mundo está disponível. Então você pode
jogar com reinos na Ásia,como a dinastia Ming, ou com os Incas na America do
Sul.
Mas o foco do jogo é a Europa,
onde esta as principais nações do jogo e onde os grandes acontecimentos daquele
período ocorreram, como a reforma protestante e a colonização.
O principal atrativo do EUIV é
que não há um objetivo para ganhar o jogo, diferente de games como
Civilization, não há uma maneira de terminar o jogo por algum tipo de vitoria,
não há um objetivo final.
Há agora um sistema de pontuação
que serve apenas para mostrar como você está indo. Você vai ganhando pontos por
vários motivos, como ter o maior exercito, a melhor administração e por assim.
Assim o jogo não parabeniza
apenas o jogador que expandir seu país para todo o lado, pintando o mapa do
mundo com sua cor. É possível ser uma nação comercial ou diplomática e mesmo
assim conseguir ser uma das grandes nações.
Houve muitas mudanças em relação ao
jogo anterior, principalmente nas partes de Tecnologia, Comercio e Diplomacia.
E estas mudanças foram muito positivas, possibilitando que nada país seja único
e que você possa jogar do seu jeito.
Este é o mapa onde o jogo acontece, na canto superior esquerdo está o escudo da sua nação e clicando lá você tem acesso ao menu que mostra todos as informações do país e ações que você pode tomar. |
Agora existe um sistema de Monarch Power, onde pontos vão sendo
gerados a cada mês baseado na habilidade do monarca que está reinado, que pode
variar de 0 até 6, mais o nível dos seus conselheiros. São 3 os tipo de pontos
que são gerados, Administrativo, Diplomático e Militar.
Estes pontos servem para muitas
funções, como criar construções resolver conflitos e desenvolver tecnologia. O
que te coloca numa situação de ficar pensando onde gastar estes pontos, ou se
você deve guardá-los para penar o próximo avanço tecnológico.
Os pontos de Administração são
usado para comprar tecnologia de Administração, o que libera novas construções
nas províncias e tipos de governo. Também libera slots para as Idéias
Nacionais, que são grupos de ideais que sua nação se foca e abrem novos bônus e
melhorias para sua nação.
Um dos principais usos dos pontos
de administração é a criação de core
em províncias que você conquistou. Esses core
são um representação de províncias que são consideradas partes de fato da sua
nação, controlar províncias sem core gera
tensão que se chegar a níveis muito altos, faz que rebeliões podem ocorrer com muita frequência.
Os pontos de Diplomacia serve
para assinar acordo de paz quando você está pedindo concessões do derrotados,
contratar um líder para sua marinha, e comprar tecnologia de diplomacia, que
influencia na relação com outras nações, colonização, comercio e força naval.
Quando você atinge um certo nível de tecnologia de Governo você libera slots para Idéias nacionais. Ao selecionar uma grupo você pode comprar os bônus que eles dão depois. |
As Idéias Nacionais representam
os valores que sua nação acredita, que você pode escolher ao atingir um certo
valor de tecnologia administrativa, sendo o a primeira idéia você pode penar no
nível 4.
Ao escolher uma ideia nacional você
pegar um grupo de 7 ideais que você vai adquirindo ao gastar os Monarch Power correspondente ao grupo
que aquela idéia que aquele grupo pertence. Assim se você pegar Religious Ideas do grupo de Administrative Ideas, você vai gastar
400 pontos de administração para comprar cada bônus daquele grupo.
Ao pegar todas as 7 ideais de um
grupo você ganha ainda um bônus especial. Há ainda um grupo de idéias nacionais
que são da nação, e suas idéias vão abrindo conforme você for adquirindo mais idéias.
As principais nações do jogo tem idéias únicas sendo que outras dividem grupos
comuns.
Houve também uma profunda mudança
no sistema de comercio, agora cada nação tem 2 mercadores inicias, podendo ser
adquiridos mais através de algumas ideias.
Existe no mundo os Trade Nodes, que são pontos do mapa onde
se concentra o comercio de uma região. Estes locais não podem ser criados ou
destruídos, eles são estáticos e permanecem inalterados durante o jogo. Para
conseguir dinheiro dos trade nodes
você deve ter um mercador nele. A quantidade de dinheiro que você consegue
pegar de um trade node é baseado no seu trade power naquele lugar.
Para aumentar seu trade power é necessário construir melhorias nas sua
províncias, mandar navios para cuidar das rotas marítimas e até através de
guerras, onde você pode exigir transferência do trade power da nação derrotada para sua nação.
Na diplomacia houve poucas
mudanças, agora você pode ver o que as outras nações pensam de você de maneira
mais simples.
O sistema de relacionamento é
similar ao de Crusader Kings II onde o relacionamento entre duas nações é
baseados em ações que dão pontos positivos, como ajudar numa guerra, e pontos
negativos, como quebrar uma aliança.
Agora você tem um numero máximo
de diplomatas que podem ser mandados para missões em outras nações, e enquanto
eles estiverem lá você não poderá usá-los até eles voltarem. Assim como
mercadores o numero inicial é de 2 sendo possível conseguir mais.
A Polônia não está muito feliz com a Rússia, da para ver quais são os motivos disso muita mais fácil agora. |
Mudaram pouco também o sistema de
colonização. As nações começam sem colonos, sendo preciso pegar ideias
nacionais para terem acesso a algum. Além disso só com a Quest for the New World, que está na Exploration Ideas, é possível contratar exploradores e
conquistadores.
Os exploradores podem comandar
navios para entrarem em terras desconhecidas, enquanto os conquistadores fazem
o mesmo mas para as terras.
Foi removida a chance de falhar
ao mandar um colono para uma terra "desocupada", mas os nativos ainda
podem provocar as perdas desta colônias. Em geral é bom ter tropas por perto
dos seus colonos.
A guerra continua praticamente
como na versão anterior, com pequenas mudanças no sistema do war score.
Ao decorrer da guerra conforme
você for cercando províncias,derrotando tropas e mantendo seus objetivos de
guerra sob seu controle, uma porcentagem de war
score vai acumulando até o máximo de 100%.
Esta pontuação serve como
marcador para se pedir paz. Ao fazer uma oferta cada tributo custará uma
quantidade de pontos, assim se uma província custar 10 pontos, e o war score estiver em 20% ao seu favor, o seu inimigo
pode aceitar o pedido e terminar com a guerra.
Há outros fatores como vontade de
continuar a guerra, a debilidade das tropas tanto sua como deles, que podem
influenciar a decisão de aceitar ou não uma oferta. Em alguns casos caso seu
inimigo esteja em situação desastrosa você pode conseguir mais coisas que seu war score te permitiria numa oferta.
Algumas nações não existem em alguns períodos do jogo, sendo possível fundá-las como no caso da Rússia. |
Não é preciso ir a guerra para se
conquistar territórios, caso você tenha boas relações com alguma nação você
pode transformá-la em uma estado vassalo
e depois de 10 anos começar um processo para anexá-la pacificamente.
Um ponto a se destacado é a
musica do jogo, que foi feita usando uma orquestra profissional, que dá um
ótimo clima para o jogo, criando uma grande atmosfera.
Europa Universalis IV é uma
grande jogo, com muita profundidade, os eventos especiais que aparecem
mostram o cuidado da pesquisa que a
Paradox fez para criar este jogo.
Como todo jogo do gênero você
sabe onde está começando, mas não sabe qual vai ser o resultado final. Cada
partida é uma experiência única, mesmo jogando com a mesma nação. Isso aumenta
muito o replay deste game.
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