domingo, 4 de agosto de 2013

Shadowrun Returns



Shadowrun Returns é uma RPG tático lançado e desenvolvido pela Harebrained Schemes em 25 de julho de 2013. O jogo foi baseado no famoso RPG Shadowrun de 1989, que já teve livros, Card e Video Games, sendo uma franquia muito popular na época.

A historia começa com seu personagem acordando em seu apartamento, no computador você olha uma mensagem de um amigo de "corridas", que são os trabalhos que pessoas como o seu personagem fazem para sobreviver. 

Está mensagem foi enviada automaticamente quando seu amigo,Sam Watts, morre. Ele te contrata para ir atrás do assassino que  o matou,  conforme for progredindo a investigação, você vai acabar se envolvendo numa trama de assassinatos em serie e cultos diabólicos.
O jogo usa uma visão ortogonal igual aos jogos do SNES e Mega Drive, para quem jogou as versões anteriores isso vai trazer lembranças. 


O jogo resgata a mesma projeção ortogonal das versão mais antigas da era dos 16-bits, os cenários são muito bem detalhados e nota-se o esforço para criar um ambiente rico e bem detalhado. Há varias referencia a outras obras de ficção cientifica, como a moto do anime Akira, nos cenários.

Ao começar o jogo você tem de criar um personagem, escolhendo sua raça e  classe, como na maioria dos RPGs. O universo de Shadowrun mistura o cyberpunk com fantasia, assim há raças como Elfo, Orcs, anões entre outras. E como em todo mundo de fantasia há a presença de mágica, logo você terá no seu grupo Hackers lutando junto, ou contra, magos e xamãs.
Ao criar seu personagem você pode escolher entre 5 raças e 6 classes. Há combinações entre classes e raças que são mais forte, mas isso não quer dizer que outras combinações serão fracas, faça o que você gostar mais.
As raças disponíveis para o jogador são: 


Os Humanos que são bons em tudo, mas não são excelentes em nada. Eles começam com mais +3 Karma Point no inicio do game, que seria a experiência do jogo. Todos os seus atributos chegam no máximo a 9, sendo que todas as outras raças tem algum atributo que passa disso.

Os Elfos que são belos e ágeis ganhando + 1 de carisma ao começar o jogo, eles podem chegar a 11 de Rapidez (Quickness) e 12 de Carisma (Charisma).

Os Anões tem uma grande resistência apesar de serem baixos. Eles tem o bônus de +1 de força de vontade (Willpower), podendo chegar a 11 de Corpo (Body) e 12 de Força(Strength).

Os Orks são grandes e fortes recebendo + 1 de Corpo, mas não são muito carismáticos e inteligentes. Podem chegar a 14 de Corpo e 12 de Força, em contra partida chegam no máximo a 8 de carisma e inteligência.

Por fim os Troll, que são a raça do jogo com maior capacidade física. Ganham um bônus de + 1 de Corpo e Força  podendo chegar a ter 17 de corpo e 15 de força, mas não terão mais do que 6 de Inteligência e Carisma alem de  8 na Rapidez no máximo.
Seus atributos influência também nos diálogos, algumas vezes você terá mais opções ao conversão com alguém.
As classes disponíveis são:


Street Samurai que é um especialista em combate, tanta a curta quanto a longa distância. suas habilidades chaves são Corpo, Força e rapidez.

Mage que usam os poderes da magia para matar os inimigos, ou dar suporte a aliados. Sua habilidade chave é a Força de Vontade e SpellCasting.

Decker é um especialista em entrar e lutar na Matrix, que é o mundo virtual semelhante mais  a Tron. Neste mundo ele tem de passar por guardas, programas de segurança, para Hackear e invadir computadores. Sua habilidade principal é a Inteligência e Decking.
Este é a Matrix, o mundo virtual onde Deckers e programas de segurança lutam pela informação dentro dos Data Centers.

Shaman tem contato com o mundo dos espíritos, podendo convocá-los ou usar seus poderes neste mundo. Sua habilidade principal é Carisma e  Spirit Summoning.

Rigger controla pequenos Drones de combate. Inteligência e Drone Control são sua habilidades chaves.

O Physical Adept canaliza o Chi para atingir um maior potencial tanto físico como mental. suas habilidades chaves são Corpo, Força, Força de Vontade e Chi Casting.

Você não é obrigado e escolher nenhuma destas classes, podendo distribuir seus pontos de Karma de qualquer maneira ao escolher a opção com interrogação (?).
Este local é onde muitos Runners se encontram, e onde você pode comprar equipamento, implantes cibernéticos, magias , drones e muito mais.

O gameplay do game consiste em explorar os mapas e cumprir sua quest, e é quest mesmo porque você não encontra muitas por ai, na verdade você vai ficar muito tempo só com a busca do assassino de Sam.

O Combate é por turnos, onde cada personagem tem Action Points que usa para mover e atacar. Há um sistema de cobertura, onde o personagem ganha um bônus de defesa quando fica protegido atrás de uma caixa ou pilastra. Mas os atributos contam mais para sua defesa que a cobertura.

Caso algum personagem seu seja um Decker e tenha entrado no mundo virtual para Hackear um PC, o combate de desenvolve entre os dois mundo, mudando conforme onde esta o personagem ativo.
Personagens de combate corpo a corpo podem andar e atacar usando só 1 Action Point. Outros usam um para atacar e se mover. Você pode ser mover ou atacar o quanto quiser, desde que tenha Action Points para isso.

O sistema de evolução do personagem é muito legal, você não ganha experiência e nível. Ao completar missões você é premiado com Karma Points, que são usados para melhorar seus atributos e habilidades.

Para melhorar um atributo você gasta uma quantidade de Karma Points igual ao valor do atributo, para aumentar força de 4 para 5 você consome 5 pontos.

Matar inimigos não dão pontos, logo caso você queira pode solucionar alguns conflitos sem lutar sem nenhum prejuízo.

Um ponto importante é que as habilidades só podem ser evoluídas até o mesmo nível do atributo que ela esta relacionada. Assim você não pode ter 6 de pistola se sua Rapidez é 5, você deve evoluir seus atributos para poder ter habilidades melhores.
Conforme for evoluindo seus atributos e habilidades você ganha bônus, golpes e habilidades para usar.

A historia do jogo é boa, nada de excepcional, mas te prende e da vontade de continuar ate descobrir quem foi o assassino. Ela se desenvolve bem é há muitos personagem legais durante sua aventura.

Há por enquanto uma única campanha, mas já é possível baixar novas feitas por fãs da serie, algumas baseadas em aventuras feitas para o RPG de mesa. A também DLC programados que vão expandir o universo do jogo.

Shadowrun Returns é realmente o retorno de uma serie que estava a tempos esquecidas, trazendo de volta o mesmo estilo de Game do tempo do Snes e Mega Drive.

É um bom jogo que vale a pena ser jogado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário