domingo, 1 de setembro de 2013

Solforge



Solforge é um Trading Card Game online desenvolvido pela StoneBlade, junto com o criador do Magic: The Gathering, Richard Garfield. É um jogo rápido para aprender, mas apresenta uma boa profundidade e varias estratégias para você passar um bom tempo.

A história do jogo se passa em Solis, um mundo com um Sol moribundo que não consegue mais aquecer o planeta jogando todo o mundo numa era glacial. A única coisa que mantém Solis viva e a Solforge, uma enorme espiral que erradia luz, calor e Mágica, sendo um enorme forte de poder.

Os habitantes deste mundo hostil vivem em grupos, sendo que 4 grandes facções se destacam competindo pelos poucos recursos.

O jogador é um dos mais promissores  Forgeborn, alguém que consegue manipular a mágica da Solforge, podendo chamar poderosas criaturas e lançar incríveis feitiços. Usando estes poderes você deve lutar contra outros Forgeborn pela sua facção em arenas de batalha.

As cartas apresentam muitas habilidades, é fundamental sempre verificar as cartas do seu oponente antes de tomar alguma decisão.

O jogo é bem simples de se entender, ao começar um turno cada jogador ganha 5 cartas, podendo lançar 2 no máximo, com algumas exceções de habilidades e do jogador que começa, que só pode lançar uma. 

As cartas são dividias em 2 tipos criaturas e mágica; as criaturas tem dois números na parte de baixo, sendo sua força e  resistência, e são colocadas em um dos cinco espaços do seu lado da arena; as mágicas causam seu efeito e são colocadas no cemitério depois de usadas.

Os turnos são divididos em fase principal, onde você pode baixar cartas; combate , onde as criaturas atacam a criatura da frente ou o oponente caso o espaço da frente esteja livre; segunda fase principal e o fim de turno, onde as cartas que você não usou são descartas e se ganha outras cinco cartas para o próximo turno.

Ganha o jogador que conseguir zerar os pontos de vida do oponente.

As cartas apresentam 3 níveis que vão aumentando conforme o jogo anda, algumas se tornam muito fortes no seu ultimo nível.

Basicamente este é o jogo, mas ha vários detalhes que deixam Solforge bem interessante. As cartas apresentam 3 níveis, mas no começo você só tem as cartas de primeiro nível. Quando você lança sua carta em jogo uma de nível superior vai para seu deck, agora um carta de nível maior pode aparecer na sua mão.

Você só pode lançar um carta de um certo nível quando você também tiver alcançado o mesmo nível da sua carta, todo fim de turno sua barra de nível sobe um pouco, ate ganhar um level.

Este sistema incentiva a você usar uma maior variedade de cartas, já que isso significa cartas mais fortes posteriormente.

Uma outra coisas boa é que não há custo para lançar cartas, você pode jogar qualquer carta na sua mão. Alem disso você não fica com cartas inúteis na sua mão por muito tempo, já que no final do turno as cartas remanescentes são descartadas e você recebe uma nova mão para seu próximo turno.

A tela de construção de deck. Para colocar uma carta no seu deck é da um duplo clique na carta na janela superior. Para remover é só dar um duplo clique na carta da janela inferior. Você tem um limite de 30 cartas e só 3 copias de uma.
Criar um deck também é bem simples, só havendo algumas restrições. Um deck deve conter 30 cartas, não pode haver mais de 3 copias de uma carta e você só pode usar cartas de 2 das 4 facções.

As facções neste são:

Alloyin que são um grupo composto cientistas e magos, que desenvolveram uma tecnologia muita avançada, em suas fileiras há muitas maquinas e soldados bem equipados.

Nekrium são em sua maioria mortos trazidos a vida por poderosos necromantes, seus exércitos são compostos por Zumbis e Espíritos.

Tempys sobrevivem como nômades no ambiente hostil de Solis utilizando a mágica dos elementos, em seu grupo há vários magos do fogo e elementais.

Uterra vivem nos poucos lugares onde ainda há calor em Solis, em vastas cavernas adentro da terra. Grandes e poderosas criaturas e Xamãs são comuns em seu meio.

Há muitas possibilidades de estratégia para o jogo, e as facções combinam bem com as outras, algumas lembram as cores do Magic.

Algumas cartas dão bônus para outras dependendo da sua posição no campo, sempre verifique onde você esta colocando suas criaturas.


O foco principal do jogo é o combate de criatura, as mágicas em sua maioria  são suporte ou removedoras de criaturas.  

Para ganhar este jogo você deve pensar como fortalecer suas criaturas e deixá-las em posição de causar a maior quantidade de dano ao inimigo.

E neste ponto é que há um problema no jogo, que tiver as cartas mais fortes no deck tem uma vantagem significativa. Algumas cartas são bem poderosas e difíceis de você ganhar. E como não há um ranking você pode acabar jogando contra alguém com um deck muito mais forte que o seu.

Apesar do jogo ser grátis e ter varias recompensas ao jogar, ter as cartas lendárias é muito difícil, sendo que fica muito mais fácil ao comprar um Booster Premium, que garante pelo menos 1 lendária. Este Booster Premium tem um preço bem salgado.

O jogo precisa de um balanceamento ainda, o que deve acontecer já que o game ainda esta no open beta.
A ilustração das cartas são muito belas, sem duvida a equipe de ilustração fez um ótimo trabalho.

Solforge é um bom jogo que vai divertir muito você, caso você seja fã de Magic , Yu-Gi-Oh! ou card games em geral , este é um jogo que você deve dar uma olhada.