domingo, 8 de setembro de 2013

Valkyria Chronicles


Valkyria Chronicles é um jogo de estratégia/RPG da SEGA sendo um dos principais exclusivos do PS3 nos seus primeiros anos, além de ser um dos melhores jogos que a SEGA fez recentemente. O jogo foi lançado em Abril de 2008 na Japão, Outubro na Europa e Novembro nos EUA. Foi um sucesso no Japão, o que não aconteceu nos EUA apesar de ter ganho vários prêmios da critica e mesmo do publico.

Valkyria Chronicles é o típico jogo tem uma alta qualidade em todos os pontos, sendo uma obra prima, mas não vendeu muito bem. O jogo teve duas continuações para o PSP, e apesar de muitos Fãs da serie pedirem não haverá um novo jogo pro PS3 e nada ainda sobre uma continuação para o PS4.

Rosie é um dos personagens principais do jogo, e também um uma Shocktrooper sendo ótima para combater infantaria a curta distancia.
A história de Valkyria Chronicles se passa em uma Europa fictícia dos anos 30, no Pais de Gallia. Uma grande guerra estoura entre o Aliança do Leste da Europa contra a Federação do Atlântico. 

Oficialmente Gallia fica neutra neste conflito, mas por ser rica em um minério chamado Ragnite ela é invadida pela Aliança Imperial. Já que este minério é muito importante, principalmente para a industria bélica.

Neste momento Gallia levanta suas milícias para lutarem. O jogador vai controlar o Squad 7, que durante o jogo vai ter grandes momentos na campanha, superando até mesmo o exercito oficial de Gallia.

Durante as missões o jogo apresenta belas CGs para contar sua historia. Um dois Pontos alto do jogo é seu Design Gráfico, que faz o jogo ter uma aparência de ter sido desenha a mão.
O plot do jogo não é muito complexo, mas é bem desenvolvido e te prende, ainda mais por apresentar vários personagens carismáticos.

O Gameplay é principalmente de um jogo de Estratégia por turnos, apresentando elementos de RPG e Shooter.

Antes de começar a missão você deve escolher quais membros do Esquadrão irão participar, e em que pontos do mapa eles começarão. 

Ao começar a missão você vai para um tela de tática onde você vera seus Command Points, que determina quantas unidades você pode mover num turno. Ao selecionar alguma unidade você gasta 1 dos seus Command Points, fazendo você entrar no campo de batalha no comando da unidade selecionada.

Esta é o menu de tática, onde você pode ver seus aliados e inimigos no campo de visão. Os Command Points são os emblemas dourados na parte superior da Tela, você gasta elas ao usar unidade e dar comandos especiais com seu comandante.
No controle de uma unidade você vai poder move-la e usar uma ação com ela, como atacar,capturar um base ou curar um companheiro. Ao mover você vai gastando a barra de movimento, sendo que ao chegar a 0 eles não podem ser mover. Ao atacar você entra em uma modo de mira onde pode escolher o alvo e disparar.

O jogo apresenta uma sistema de classes onde cada classe tem seus pontos fortes e fracos.
Os Scouts são a unidade de reconhecimento, tendo a maior barra de movimento de todas as classes. Usam rifles de combate, que são bons para combates de media distancia. São fracos contra inimigos com muita armadura.

Os Shocktroopers são a unidade anti-infantaria,equipados com sub-metralhadoras causam um grande dano aos seus inimigos, usam armadura pesada que lhe confere uma grande resistência, mas os deixam com pouca barra de movimento.

Alicia é uma das personagens principais do jogo, além de ser é um Scout e uma das melhores personagens para se escalar nas missões, já que ela como a Rosie dão um ponto de Command Points quando estão na missão.
Os Lancers são os anti-tanque, usando um lançador de foguetes que mais parecem uma lança quanta esta carregada, são a única unidade da infantaria capas de destruir blindados. Tem a maior armadura do jogo podendo sobreviver a tiros de um canhão, mas sua arma é muito ineficiente contra qualquer tipo de infantaria, sendo apenas possível atingir uma outra unidade a queimar roupa. 

Os Engineers são as unidades de suporte do jogo, sendo a única que pode reparar seus tanques remover minas e dar munição. Tem baixa mira e pouca defesa, sendo necessário estarem pertos de outras unidades para dar apoio. Sempre tenha um deles colado com seu tanque.

Os Snipers  são os carrascos da infantaria, praticamente matando qualquer unidade com um único tiro na cabeça com seus rifles de alta precisão. Possuem pouca vida, baixa armadura e tem a menor barra de movimento, sendo preciso procurar um bom ponto no campo de batalha para aproveitar todo seu potencial.

Seu esquadrão ainda vai contar com até 2 tanques, que são ótimos contra outros veículos e infantaria, servem muito bem como cobertura para suas unidades. Mas é bom tomar cuidado já que se o seu tanque principal , Edelweiss, for destruído as missões falham na hora.

Edelweiss é o tanque principal do seu esquadrão, dentro dele o comandante Welkins dá suas ordens para a tropa. Há tipos diferentes de munição, sendo uma boa contra blindados, outra boa contra infantaria e depois de uma missão você ganha uma bomba de fumaça.
Há ainda um sistema de potencial, que são habilidades tanto positivas como negativas que são desencadeadas por alguma condição do campo de batalha. Há dois tipos de potencial, as pessoais que são abertas ao se usar o personagem durante as batalhas, e as de classe que são abertas ao evoluir a classe.

Os personagens não tem um nível próprio, mas sim sua classe, que evolui quando você gasta os pontos de experiência ganho durante as missões no campo de treinamento,assim se você evoluir um nível de sniper, todos seus snipers evoluem.

Estes potencias dão uma certa personalidade aos personagens, e também diferencias um bom soldado que costuma ter mais potencias bons que ruins, de um mal soldado que costuma ter mais  potencias ruins que bons. 

Você também pode pesquisar novas armas no jogo, havendo ate três caminhos de pesquisas diferentes, onde uma dá mais ênfase na precisão ,outra no poder de fogo e uma em estados negativos.

Cada tipo de arma tem até 3 tipos de caminhos para pesquisar, sendo possível equipar alguns membros com tipos diferentes.
Valkyria Chronicles tem um belo gráfico, a SEGA escolheu bem a paleta de cores, além de ter feito um ótimos Design do ambiente, dos personagens e ate dos menus. O time de desenvolvimento contava com muitos veteranos de jogos da serie Sakura Wars e Skies of Arcadia, há ate dois personagens desta serie que fazem parte do seu esquadrão. 

A trilha sonora não fica atrás, tendo uma boa trilha sonora. Um ponto a ser destacado é que o jogo fica muito melhor jogado com o áudio original em japonês. O trabalho de dublagem americana não é ruim, mas ainda sim é inferior ao original, onde os personagens passam mais emoção.

Este é um jogo que recomendo para qualquer dono de um PS3, ainda mais se ele for um fã da SEGA, já que este jogo mostra um capricho da produtora que remete sua época áurea do Megadrive. 

Valkyria Chronicles é um excelente game que merecia mais reconhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário