quinta-feira, 31 de julho de 2014

Jogando uma HQ com The Wolf Among Us


A Telltale tem trazido de volta o gênero adventure, jogos como Day of Tentacles, em que o jogador deve resolver uma variedade de problemas, procurando itens nos cenários, conversando com outros personagens e resolvendo quebra-cabeças para poder avançar pela história. Em The Wolf Among Us, você é o detetive Bigby Wolf, o famoso personagem dos contos de fadas conhecido como Big Bad Wolf, o lobo mau. Que tem de investigar o assassinato de uma mulher, que teve sua cabeça colocada na entrada do um prédio em que trabalha.

O game apresenta elementos de filme noir, femme fatale, personagens com segredos obscuros e um grande crime ser desvendado. A história do jogo se passa em Nova York nos anos de 1986, antes dos eventos das HQs, aonde os seres de mitos, contos e folclores vivem em nosso mundo como refugiados, de um inimigo muito poderoso que dominou a sua terra natal. Estes seres se chamam fables, e decidem constituir seu próprio governo com suas próprias leis, muitos escolhendo viver em Fabletown, um bairro em Nova York.

Bigby conversando com seu antigo algoz , o Lenhador, mas desta vez os papeis estão invertidos.
Uma das leis é que para viver em Fabletown, o fable tem de ter aparência humana, caso contrario ele terá de viver na Fazenda, um lugar onde os seres sem forma humana vivem para não chamar a atenção dos mundanos, os humanos comuns. Os que não têm forma humana, podem usar uma magia,o glamour, para se disfarçarem, mas esta magia é cara e vários não podem pagar vivendo na margem da lei.

Toda está ambientação cria um universo muito fascinante, você vai sentir um pouco de dificuldade de reconhecer os personagens dos contos, uma vez que eles estão muito transformados. Você vê a dificuldade para alguns de se apitarem a está nova realidade, alguns eram princesas e príncipes em seus reinos na sua terra natal, vivendo em castelos com servos e muitas riquezas, agora têm de viver do trabalho, em um mundo onde não tem o conhecimento necessário para conseguir um bom emprego para prosperar. Muitos acabam caindo na prostituição ou em negócios ilícitos.

Algumas criaturas sem aparência humana vivem em Fabletown sem usar o Glamour, mas elas ficam sob a ameaça de serem enviadas para a Fazenda.
O gameplay é bem simples, você pode se mover pelo cenário do jogo para investigar o ambiente, quando você ver um objeto com uma marcação, como um ícone de olho ou mão, é só usar o mouse e clicar, Bigby vai andar até lá para interagir com ele. Como detetive você tem de procurar pistas, que vão te levar a algum suspeito, ou apontar alguma direção para a investigação. Durante os diálogos haverá opções de fala pata você dizer aos personagens, e caso você demore muito Bigby ficará mudo, e isso conta como uma escolha, fazendo os outros reagirem ao seu silêncio.
           
É muito importante que você escolha bem o que você vai falar ou fazer, uma vez que cada opção acarreta em consequências para o futuro. Quando você toma uma ação importante para algum personagem, você verá uma mensagem no canto superior direito falando se ele gostou ou se ele vai lembrar-se do que você fez. Além disso, em alguns momentos você terá que escolher entre ir a dois lugares diferentes, cada um te leva a eventos que terá impacto mais a frente.

Alguma vezes você terá que escolher quem, ou que lugar, você ira ver primeiro. Dependendo da escolha você verá fatos diferentes durante o jogo.

Os momentos de ação são tomados pelos quick time events, que são situações em que você está fazendo algo muito importante, como perseguir um suspeito, e tem de apertar um botão que aparece no meio da tela rapidamente, senão você será penalizado.

Um exemplo são as lutas, quando o inimigo for bater em você, aparecerá uma tecla para você apertar, como o 'W', se conseguir em tempo você desviará do golpe, caso contrário você levara um soco na cara. Estes eventos não são muito difíceis, e mesmo que você erre uma ou duas vezes, você ainda tem chances de ser bem sucedido na cena. Em geral, o jogo tem baixo nível de dificuldade, jogadores iniciantes não terão problemas, sendo as escolhas na história sua maior preocupação.

Uma coisa muito legal é que no final de cada capitulo você poderá ver um resumo das suas escolhas, e ver como suas escolhas se situam em relação a dos outros jogadores. E é bem interessante notar que nos conflitos de maior peso moral, a maioria dos jogadores vão pelo caminho mais piedoso e bondoso.

Os fables reagem a suas escolhas de dialogo e ações, é muito importante você pensar no que vai fazer para tentar atingir seu objetivo, eles vão lembrar do que você fez.
A arte do game é ótima, criando um cenário que lembra muito HQs, bem colorida e com um belo contrate entre as cores e os elementos de luz e sombras, se você pegar quadrinhos mais antigos você nota muitas semelhanças. O uso do cel shading, uma técnica para fazer objetos 3D parecerem feitos de desenhos 2D, ficou muito bom no jogo, porque ele reforça a sensação do jogo ser uma comics interativa.

Além disso, os personagens ficaram bem caracterizados, muito próximos dos desenhas da série original de quadrinhos. Até mesmo as fontes que são colocadas quando você chega a algum lugar, dizendo o local e a hora, foram feitas para parecer elemento de HQs. Há também muitos detalhes nos cenários e algum easter eggs, com referências a outros contos que não aparecem no jogo.

Quando você estiver investigando um local, você verá ícones dizendo os objetos importantes que você pode verificar.
Para quem gosta do gênero Adventure, The Wolf Among Us é muito bom game, apesar de ser um pouco curto, entorno de sete horas. Mas há um fator de  replay alto, já que testar outros caminhos, como ser um detetive mais durão e encher os outros de porrada, é bem interessante e divertido. Para os fãs da serie de HQ, é muito legal interagir com os personagens, e participar da historia que leva os personagens a se tornarem o que são.