domingo, 24 de agosto de 2014

Banished


Um pequeno grupo de pessoas chega a uma nova terra, depois de serem banidos de seu antigo reino, você não sabe o motivo deles terem de abandonar sua antiga vida, podem ter sido expulsos por pertencerem a outro grupo étnico ou religioso, coisa muito comum na historia da humanidade. Mas isso não importa agora, eles estão muito ocupados tendo de se reerguer em seu novo lar, e você tem de ajudá-los a sobreviver nesta luta pela sobrevivência.

Em Banished você controla um grupo de pessoas que acabaram de chegar a um vale, com poucos recursos e sem moradia, e essa é toda historia que você tem no jogo, mas é a partir deste ponto você começa a saga de um povo. Não há inimigos para destruir ou invadir sua cidade, nem monstros para matar os habitantes e devorar seus animais. Os dois grandes perigos para os cidadãos são o frio e a fome, carrascos impiedosos do descuido.

Quando chegam em sua nova terra, a prioridade dos moradores é construir algumas casas e ir atras de alimentos, uma pequena horta é um ótimo começo.


No começo de uma partida, a população da minha cidade tinha crescido muito rápido e a produção de comida não acompanhou o crescimento, no meio do inverno a comida acabou, e quase metade dos habitantes morreram de fome. E isso pode acontecer com quem não tiver uma casa nesta época do ano. Com os poucos recursos disponíveis no inicio, é o suficiente para construir algumas casas e passar o próximo inverno sem passar fome.

O game tem um sistema de estações do ano, que tem um forte impacto no jogo e que é um dos pontos mais legal do jogo. As plantações são semeadas logo no inicio da primavera, e cada cultura tem um tempo certo para amadurecer e ser colhida. Algumas já estão maduras no verão e outras são mais resistentes ao frio, podendo ser colhidas ainda no inicio do inverno.

Todo ano você tem de se preparar pro inverno, que é frio e difícil de se produzir comida, caso você não consiga guarda alimentos para este período, o cemitério será o novo lar dos habitantes.

O planejamento é essencial em Banished, conforme sua cidade for crescendo você tem planejar como colocar as casas, as plantações e os pastos. Se um dos trabalhadores tiver que ir muito longe para guardar um recurso que ele colheu, ou buscar material para construir algum bem, isso aumenta o tempo de produção, podendo acarretar em perda de parte da colheita, ou falta de ferramentas ou agasalhos.

Conforme a cidade cresce mais coisas serão necessárias para manter os cidadãos felizes, como erguer uma Igreja, ou uma taverna. Além de manter a cidade protegida de incêndios, construindo fontes, e saudável, colhendo ervas medicinais e fazendo um hospital. Além de pedras e madeira para as construções, habitantes para exercer as profissões também são imprescindíveis.

Através  do trading post você consegue trocar seus recursos por outros , como sementes e animais, o que o torna muito importante para conseguir desenvolver-se.

Para conseguir mais pessoas é preciso que elas se reproduzam, para isso um casal deve ter sua própria casa. Toda vez que uma moradia nova e construída duas pessoas mudam para lá, e assim começar a ter filhos. Para controlar a população é basicamente construir mais ou menos casas, isso é fundamental para você não sofrer um aumento exagerado da população, e não conseguir alimentá-los. No caso que narrei mais acima queria crescer mais rápido que podia, e isso acarretou na grande fome.


Há varias maneiras de se conseguir comina no começo do jogo, a principal no inicio é a pesca e a caça, mas mais para frente você terá muitas opções de culturas para plantação. Além de animais para serem cuidados, que dão carne, além de couro e lã, utilizados para fabricar roupas contra o frio. Este game apresenta uma boa quantidade de opções de estratégia para desenvolver sua cidade, e essa diversidade torna o jogo mais divertido, para quem gosta de games do tipo city building, Banished trás ótimas mecânicas, fazendo você pensar qual será seu próximo passo para desenvolver sua cidade.

As fontes, well, são necessárias para que os moradores da cidade possam combater os incêndios, caso não haja uma perto muitas casas serão consumidas pelo fogo.

Os gráficos do jogo são bem simples, mas bonitos. É muito legal ver as mudanças de estações, ou quando parece um desastre natural. Não há diferenciação de dia e noite, mas há mudanças no clima, com chuvas e nevascas. Os menus são bem modestos e básicos em sua arte, mas cumprem o papel de mostrar as informações de maneira direta. O jogo usa poucos efeitos de partículas, ficando restrito ao incêndio, tornados e pragas nos campos. Porém a simplicidade deixa o jogo bem leve, rodando bem em um PC mais modesto.

Para quem gosta de jogos de administração, city building, ou quer um jogo de estratégia, que vai a um caminho diferente de construir unidades de combate e aniquilar inimigos, este é um game muito bem recomendado. É muito delicioso ver os habitantes cuidando de suas vidas, segui-los para o trabalho, indo para o mercador pegar mantimentos, como se fosse sua fazenda de formigas virtual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário