sábado, 25 de maio de 2013

Leviathan: WarShips




Leviathan: Warships (LW) é um jogo de estratégia de combate naval, onde o jogador pode customizar seus navios e formar sua própria esquadra naval. Desenvolvida pela Pieces Interactive e publicada pela Paradox Interactive, foi lançado em 30 de Abril deste ano para PC, Mac, Android e IOS, sendo possível jogar entre todas as plataformas.

Em LW você é o comandante de uma frota naval que deve enfrentar os Marauder, um poderoso grupo de corsários com uma poderosa esquadra.

 O jogo é dividido em campanhas que são grupos de missões ligadas por uma historia, como a The Arctic Serpents, onde uma investigação sobre o sumiço de um barco de escolta, te leva ao resgate de um cientista e a combater o a frota dos Marauder.

Os objetivos das missões são marcados por símbolos fáceis de se reconhecer. A espada no triangulo vermelho são alvos para serem destruídos, O X no triangulo amarelo é onde você deve chegar com algum de seus barcos.


O gameplay do jogo é fácil de entender e de jogar. Primeiro vem a fase de planejamento, onde o jogador pode traçar para onde seu navio vai navegar e quais alvos seus canhões devem apontar e atirar. Depois vem a fase de Outcome,  que mostra como suas ordem foram executadas.

Normalmente seus barcos seguem as ordens sem problemas, mas pode acontecer eventos que  prejudicam seus barcos, e suas ordens acabam não sendo possíveis de serem realizadas.

Ao levarem muito dano seus navios podem perder o controle,  ficarem sem motor ou ficarem cegos por um tempo. Todo isso afeta como o barco se comporta.

Na fase de planejamento quando você seleciona um de seus barcos, aparecem vários ícones entorno dele. Cada ícone representa uma ação, sendo a seta verde na frente do barco representa o sentido de movimento frontal do seu barco. 

Se você clicar nele e arrastar seu barco vai seguir a linhas pontilhadas que ela deixa, sendo que as verdes são até onde o navio vai chegar na fim do turno, e as cinzas o movimento dos próximos turnos. 
Quando for mirar em um alvo com algum canhão, a área verde mostra o alcance dele sendo só possível atingir quem esta dentro.


Há também uma seta laranja, que serve para mover seu barco de ré, que funciona igual a seta verde. Se você tentar mudar a direção do seu barco num sentido muito diferente do qual ele estava se movendo, seu barco vai desacelerar antes de poder mudar de direção, então é bom planejar seus movimentos para ter um maior aproveitamento do movimento de seus barcos.

O botão cinza logo atrás da seta verde faz seu barco girar no seu próprio eixo sem sair do lugar, isso serve para alinhar os canhões de seu barco de maneira mais rápida.
Quantos mais canhões seu barco tiver, mais alvos ele pode atingir. E quanto mais espalhado pelo barco, mais direções ele pode ameaçar.


Os canhões dos barcos ficam em vários pontos do convés e cada um ameaça um área à frente do canhão. Estas áreas são representadas pelas zonas em verde que aparece quando você clica no botão de um canhão, sendo que cada tipo de canhão tem uma alcance máximo e mínimo.

Você pode deixar o canhões no estado de "atirar à vontade", assim mesmo que um canhão não tenha alvo valido durante a fase de planejamento, quando você posicionar seu barco em uma posição valida  o canhão dispara no alvo quando possível. 

Os canhões tem tempo para recarregar e pode ser melhor deixá-lo sem o modo de "atirar à vontade", para depois poder mira-lo num alvo mais valioso durante a próxima fase de planejamento.
As minas detectadas são marcadas com os círculos vermelhos, elas causam muito dano aos barcos, podendo afundar um barco que não tenha sido avariado.

Na fase de planejamento você deve levar em conta fatores de como seu barco vai mover, onde ele vai terminar o turno e  para onde os canhões dele vão estar apontado. Além de tentar antecipar a movimentação de seu inimigo. O CPU não é tão difícil, mas você pode esperar qualquer coisa de outro jogador.

O grande potencial deste jogo está no multiplayer, sendo as campanhas um ótimo treinamento para enfrentar outros jogadores.
Ao customizar seu barco, cada plataforma tem um numero máximo de armas e espaços para colocar armamento. E cada um deles custa uma quantidade de pontos, que representa o tamanho de sua frota.


Um das coisas mais legais é a customização de sua frota, onde você pode equipar seus navios com itens de defesa e ataque. Cada item ocupa um espaço e custa uma quantidade de pontos para equipar no barco.

 Assim você pode criar um frota com apenas dois navios, mas muito poderosos a combate de longa distância. Ou ainda criar uma grande frota de navios rápidos e que são uma grande ameaça a combates de curta distância.
Aqui você pode ver sua frota e modificar seus barcos. Caso construa um que tenha gostado, você pode criar uma copia ao clicar na carimbo, ou se passou do tamanho máximo, pode deletar um apertando a X.

Leviathan: Warships é um jogo simples e bem feito, tem um belo gráfico e uma boa direção de arte. É um jogo de estratégia por turnos um pouco diferente do convencional, sendo uma boa surpresa para quem gosta do gênero é procurava algo novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário