domingo, 12 de maio de 2013

Neverwinter



Neverwinter é um MMORPG (masively multiplayer Online role-playing game) da Cryptic Studios, tendo o Open Beta iniciado em 30 de abril de 2013. Neste jogo você cria seu personagem para ser um aventureiro na cidade de Neverwinter e regiões próximas.

O jogo é free-to-play, sendo que a empresa usa o modele de micro transações para lucrar, vendendo itens cosméticos e alguns "facilitadores".

O jogo tem alguns puzzles, pena que são muito fáceis de serem resolvidos.


A cidade de Neverwinter está sob o ataque da Lich Queen Valindra, e um grupo de aventureiros tenta impedir-la de conquistar a cidade, inesperadamente um Dragão Azul aparece e ajuda os exércitos de Valindra, causando muitas baixas. 

Durante está confusão um navio é afundado e seu personagem é um dos poucos sobreviventes. Logo apos você é encontrado na praia,  pega alguns equipamentos, deve se unir a batalha para proteger a cidade.

A partir deste ponto você vai jogar o tutorial, que te ensina o básico do jogo.

A cidade de Neverwinter, onde você compra e vende seus itens, planeja suas aventuras e consegue sua montaria  a partir do nível 20.

Neverwinter é baseado no D&D 4.0, sendo que as classes e as raças disponíveis foram inspiradas nas do livro do jogador. Há algumas faltas como o uma classe inspirada no Warlord, Paladino e não ter os Dragonborns como raça.

Provavelmente serão colocadas mais para frente, já que o Beta já é mostrada uma classe e uma raça que será liberada em breve. O ponto é se as novas classes e raças vão ser gratuitas ou apenas para aqueles que quiserem gastar os Zen, a moeda cash do jogo.

Os combates são bem dinâmicos, e fluem muito bem. Cada classe tem seu papel no grupo, como Striker, Support, Tank e Healer.
 

As habilidades do jogo são divididos entre At-Will, Encounter e Daily, além de passivas e uma Action Skill que você usa apertando o Tab. Há uma quantidade máxima de poderes que você pode equipar, e para usar outras habilidades você em de trocá-las.

As habilidades At-Will são seus ataques básicos e estão sempre disponíveis, eles fica nos botões esquerdo e direito do mouse.

Os poderes de Encounter são habilidades que quando usados ficam alguns segundos em cooldown até ficarem portas para uso de novo, são mais fortes que as At-Will. Elas ficam vinculadas nas teclas Q,E,R.

As habilidades Daily são as mais poderosas, e consumem seus Action Points, que são representadas pelo cristal que fica no meio da barra de habilidades do jogador, quando o cristal fica cheio você pode liberar a Daily. Esta habilidade fica nas teclas 1 e 2. 

Há uma quantidade máxima de habilidades equipadas, logo você deve escolher quais você vai usar e investir nelas.


Conforme você evoluiu, sendo o nível máximo 60, você ganha Skill points ,e  depois do 10 começa a ganhar os Feats points.

As skill points aumentam a eficiência dos habilidades, cada habilidade tem 3 níveis. Os Feats são usados em sua própria arvore, que dão bônus para o personagem. Por exemplo, o Rouge tem um Feat que aumenta o dano causado por alguns segundos depois que ele sai do stealth.

Um dos Chefes do jogo. As quests do jogo funcionam como pequenos arcos, ligando varias delas em uma chain quest.

Você vai ter pontos de sobre para evoluir todas suas habilidades, sendo que a maior diferença é como você vai distribuir suas Feats.

Na nível 30 você pode escolher uma Paragon Class,bem no beta há apenas uma Paragon para cada classes ainda, mas haverá mais opções posteriormente.

A Paragon Class abri novos poderes At-Will, Encounter e Daily, sendo que ainda ha os limites de habilidades que você pode usar.

As buildings em Neverwinter são mais definidas pelas habilidades que você equipa no personagem e pelo atributos que você prioriza nos equipamentos, que pelos pontos  gastos na Skill. Algo um pouco similar ao Diablo 3.

Não há muitas variações, sendo que para você ter uma nova experiência de jogo é praticamente obrigatório jogar com outra classe.

Rezar para seu deus, da bônus e varias recompensas. Algumas somem se você ficar mais de 1 dia sem louva seu deus.


O sistema de quests e evolução de Neverwinter é bem fluida, o jogo te leva pela historia através das quests e você ganha XP de forma tranquila.

As quests são ligadas em chains, cada quest completada te leva a outra, assim cada uma é como um pequeno arco da historia.

Outro ponto que ajuda a evoluir rapidamente são os eventos que acontecem de uma em uma hora. Dando bônus de XP, Astral Diamonds (uma segunda moeda no jogo), e materiais de craft.

Neverwinter está mais próximo de um RPG convencional que um MMO neste aspecto.

Fique fora das áreas vermelhas, são zonas de ataques dos inimigos. Em Dungeons de nível alto isso pode ser fatal.


Outra coisa muito legal é o The Foundry, uma ferramenta que dá ao jogadores o poder de criar suas próprias dungeons e quests.

E cada uma criada por algum jogador fica aberta para todos os outros jogadores, e quando eles terminam uma dungeon eles podem avaliar, por um numero de estrelas, e dar uma quantidade de Astral Diamonds para o autor como uma forma de recompensa.

A própria empresa incentiva criando eventos que pelo período de uma hora quem terminar uma quest do Foundry ganha um bônus de XP.

Há no jogo um quest track, que te mostra o caminho para o objetivo da missão. Nem sempre mostra o melhor caminho, mas te leva lá caso esteja perdido.


Neverwinter ainda está no Beta, mas não apresenta muitos bugs, o que é bom para um produto que ainda está em testes. Ele tem um bom gráfico e ótimas idéias, só vejo problemas em algumas coisas que foi feita para te forçar a comprar Zens.

Você vai conseguir box de itens muito bons que só são abertos com uma chave especial, você ganha muitos destes boxs e não ganha nenhuma chave.
Você só consegue as chaves através de Zen, ou trocando com algum jogador que já as tenha comprado.

Os espaços para itens no banco são menos que o que você tem em suas mochilas, e para abrir mais é preciso comprar mais espaço apenas com Zen.

Ha apenas dois slots de personagens disponíveis e para ter mais e mais Zen.
O jogo é bom, mas é meio chato algumas limitações impostas aos jogadores para te fazerem levar sua grana.

Até é compreensível por ser um jogo free, mas só fico com um pé atrás se lá para o fim ele se tornar um pay for win.  Vamos ver como fica mais pra frente este jogo que tem um bom potencial.