sábado, 9 de março de 2013

Fallen Enchantress




Produzido pela Stardock Corporation, Fallen Enchantress(FE) é um game de estratégia por turnos, onde o jogador controla um herói e seu reino no mundo de Elemental. Sendo o gameplay do reino parecido com Civilization, enquanto o controle do herói é próximo ao  Heroes of Might and Magic.
O mundo de Elemental é um mundo mágico onde existiram grandes civilizações, que viviam lutando entre si, o mundo estava em constante guerra. Neste estado de lutas começaram a surgir poderosos soberanos, com grande poderes e que tentaram controlar o mundo. Mas o mundo se rebelou e assim surgiram os Titãs, poderosas criaturas que controlam enormes territórios e tem um grande poder.
Este é o mundo de Elemental, e o jogo conta a historia dos reinos sobreviventes, que devem lutar contra os outros reinos e contra os Titãs. Há no mundo duas facções, os Reinos do Oeste controlados por humanos, e os impérios do leste controlados por outras criaturas.
O enredo do jogo é legal, e situa bem o jogador no mundo. Há quests que mostram mais sobre o universo, mas não existe maior desenvolvimento que isso. Muita da historia do reino será escrita pelo próprio jogador, o que é uma coisa positiva neste tipo de jogo e que eu gosto muito.

Os Titãs são um dos inimigos mais poderosos no jogo,até mais fortes que alguns reinos.


É possível escolher entre 8 heróis já existentes, ou criar o seu próprio escolhendo suas características. Os heróis são lideres de um reino e podem fundar a primeira cidade, eles também são unidades de combates e a  mais poderosas junto com os aventureiros, que são como o heróis, mas que você contrata para lutar ao seu lado e não podem fundar cidades.
Os heróis e os aventureiros são as únicas unidades que podem pegar quests e tesouros no jogo, além de evoluírem ganhando níveis e novas habilidades.
Cada herói tem um conjunto de características que são sua classe, habilidades,  conjuntos de equipamentos únicos, e vantagens para o reino. Estas características influenciam tanto o gameplay durante as batalhas como o desenvolvimento do reino. Como exemplo o Lord Relias de Altar que pode contratar aventureiros de graça, ou Queen Procipinee que tem uma construção única para as cidades, permitindo usar um encantamento extra na cidade.
A criação de personagem é muito bem feita, permitindo escolher sua raça, habilidades e características. Cada vantagens que você pega custa pontos, assim você tem que escolher quais são as mais importante para o Herói.
Além disso você pode customizar a aparecia dele, tendo uma grande variedade de opções.

Seleção do Herói e do Reino, a esquerdo os heróispredefinidos, a direta as características do herói selecionado.


O reino começa quando você funda sua primeira cidade, a função de criar as próximas são dos pioneiros que são treinados nas cidades. O desenvolvimento das cidades se assemelha ao Civilization, onde você escolhe o que construir ou treinar, esperando os turnos necessários para concluir a tarefa e poder escolher a próxima. As construções que você pode criar na sua cidade, vão aumentando conforme você descobre novas tecnologias.
Há três tipo de construções neste jogo. As comuns, que você pode criar em todas as suas cidades, as incomuns que você só pode construir uma por reino e as únicas que só pode haver uma por jogo.Outra coisa que tem em comum com Civilization e seu Maravilhas.
A primeira cidade, agora é preciso explorar e fundarmais cidades.

As cidades quando atingem um certo nível de desenvolvimento podem escolher um "papel", entre três opções: Vila,Fortaleza e Conclave. Cada papel tem sua vantagem e construções que só podem ser feitas nelas, por exemplo, os campos de treinamentos só podem ser construídos em fortalezas.
As fortalezas criam unidades mais fortes conforme mais melhorias militares existirem nelas.
O conclave tem varias construções para aumentar a pesquisa além de terem um bônus de 50% em geração de pesquisa quando não há nada sendo construídos nelas.
As vilas tem bônus na produção ,no crescimento e de gildar (a moeda do jogo). 

O papel que você escolher para sua cidade determina noque ela vai ser boa. Poder militar, conhecimento ou grana.


Está escolha de papel para as cidades é muito legal, caracterizando o tipo de desenvolvimento do seu reino. Caso você queira obter uma vitoria militar você vai desenvolver mais fortalezas que conclaves e vilas, mostrando que seu reino valoriza mais a força militar que qualquer outra coisa.
Vale lembrar que é bom ter no seu pelo menos uma cidade de cada tipo, para você não ficar com poucos soldados, gildar ou com  tecnologias muito atrasadas. 

Os símbolos a esquerda dos nomes simboliza o tipo depapel da cidade. Escudo para fortaleza, estrela para conclave e quadrado paravila e um circulo para cidades em papel.




As unidades são treinadas nas cidades e  podem se unir para formar grupo, fazendo com que elas andem e entrem em combate juntas. Isso é fundamental já que as unidades individualmente são fracas, até mesmo o herói, comparadas aos monstros do mundo. 
O combate do jogo acontece quando  você move suas unidades em direção a um grupo ou monstro hostil, haverá a possibilidade de escolher entre a auto-resolve ou battle. A primeira mostrará apenas os resultado da batalha, enquanto a segunda você terá que lutar contra os inimigos, com um sistema parecido com o de Heroes of Might and Magic.
Quando se escolhe enfrentar os inimigos pessoalmente éneste tipo de campo de batalha que ocorre o confronto.

A  iniciativa é um dos mais importes atributos das unidades, que ela determina o quanto sua unidade é veloz no combate. Assim uma unidade com um valor muito elevado de iniciativa vai agir primeiro e quantas turnos extras ela terá.
Os heróis tem varias opções de combate, e quanto mais níveis ele tiver e itens carregar, mais  opções estarão disponíveis.  
Ao atacar o inimigo a opção auto-resolve mostrará oresultado da batalha diretamente, enquanto battle te levara ao campo de batalhapara você terá de enfrentá-los pessoalmente.


A composição de sua estratégia começa com a formação de seu grupo, cada unidade tem vantagens e desvantagens, tipos de ataques diferentes como corpo a corpo, a distancia e mágico. è recomendado ter seu herói ou um aventureiro liderando um grupo, já que eles tem habilidades que aumentam defesa, iniciativa e ataque das outras unidades que estão no mesmo grupo que eles.

Alisa ganhou um nível, agora é possível escolher maisuma habilidade para ela.

Cada combate dá XP para o herói e aventureiros, que são as únicas unidades que podem evoluir e ganhar níveis. Alem disso os inimigos dão uma quantidade de gildar e itens para equipar seu herói. Estes itens são armaduras, armas, itens mágicos e poções que aumentam o poder do seu herói. A batalhas são uma das principais maneiras de evoluir seu herói,  então sempre tenha ele liderando e lutando para o bem de seu reino.

Uma vitoria sofrida, apenas um ficou de pé!



Há quest para serem feitas no jogo, que são representadas por pergaminhos durados na mapa, e que só podem serem pegas pelo heróis.
Pode ser um pedido para que você acompanhe alguém até uma cidade,  pegar ervas mágicas em algum lugar ou enfrentar um grande e poderoso inimigo. Cada quest tem um nível de dificuldade, sendo divididos em fraco, médio, forte, mortal e épica.
Existem no mapa uma região que é controlada por uma poderosa criatura, que ao descobrir-la você recebe uma quest para explorá-la, e derrotar esta criatura. Caso você consiga completar o desafio,você obtém a vitoria por quest. Mas vale lembra que isso não é fácil, uma vez que todos os monstros da região com muito fortes, principalmente o ser que você deve derrotar para concluir a busca.
Cumprir uma quest da influência para o seu reina e recompensas para seu herói como itens poderosos ou uma unidade única.





As tecnologias são divididas em 3 áreas, civics, war e magic. A civics tem as tecnologias voltadas para a geração de produção,crescimento e gildar. War esta relacionado com novas tropas e melhorias militares para suas cidades e unidades. Enquanto magic tem construções relacionadas a geração de conhecimento,  mana, mágicas e itens mágicos.
E possível focar em uma só área, mas é recomendado ter um balanço entre as três no começo do jogo, para pegar algumas tecnologias inicias de cada área. Focar exclusivamente numa só tipo durante o jogo todo, vai te deixar com deficiências que serão fatais para seu reino a longo prazo. 

A arvores de tecnologia de magia é onde se concentraas construções para gerarem conhecimento, mana além de abrirem itens mágicospara serem comprados no shop.


Na diplomacia e possível trocar conhecimento tecnológico, recurso e propor tratados  com os heróis dos outros reinos. Também e possível oferecer ou exigir tributo deles, quando você é mais forte é comum seus adversários oferecerem tributo, ou exigirem quando você esta na pior. Eles podem pedir para você se juntar a guerras ou oferecerem tratados de aliança. 

Trocando tecnologia com uma heroína de outro reino. Abarra encima dela mostra o quanto ela gosta de você.
O gráfico do jogo é  estilo Cel Shading, o mesmo usado em Okami e em Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 3. O jogo apresenta uma grande variedade na paleta de cores, fazendo dele um jogo belo e bem colorido, parecendo que há uma grande magia no mundo de Elemental.
A musica do jogo é muito boa e tem bons efeitos sonoros, não é excepcional mas é agradável.
Fallen Enchantress é um ótimo jogo de estratégia por turnos, unindo boas ideais de Civilization e Heroes of Might and Magic. Mas ele vai alem disso tendo um brilho próprio pelo belo mundo,  ambientação e gráficos. Uma grande variedade de customização de heróis e unidades. Vale muito a pena jogar este jogo se você gosta deste gênero.

Lord Relias, o Grande rei de Altar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário