O novo simulador de gestão de
cidades criado pela Maxis ,e publicado pela AE, foi lançado; e mesmo com todos
os problemas no dia do lançamento, já pode ser dito que o jogo foi um grande
sucesso.
O grande problema do lançamento
foi causado pela incapacidade dos servidores do jogo de aguentar a enorme
demanda de usuários , assim como aconteceu com o Diablo 3.
A obrigatoriedade de estar sempre
online causou muito transtorno, tanto para a empresa quanto para os usuários.
Vale a pena repensar a real necessidade da existência deste tipo de DRM (Digital
rights management), já que pelo histórico isso causa mais problema para o usuário
que comprou o jogo, do que quem compra jogos piratas.
A EA alega que parte dos cálculos
do gerenciamento do jogo é feito na nuvem, ou seja, está sendo feita nos
servidores e não no computador do usuário. O que pode ser verdade, mas não há
duvida que este tipo de arquitetura também funciona como DRM.
Eu sempre estou logado na
internet quando estou com o PC ligado e isso não me incomoda tanto, o que mais
me incomoda é que caso fique sem internet não posso mais jogar, além de que se
a EA desligar o servidores como fica o jogo ?
- Desenvolvendo a cidade para que os sims fiquem felizes morando aqui. |
Bem vamos falar do jogo.
O
Jogo segue a mesma formula dos seus antecessores, escolha um terreno, construa
algumas estradas, demarques os tipo de regiões, ponha serviços públicos e veja
sua cidade crescer. Uma pequena cidade, que pode se tornar uma grande megalópoles |
Mas agora antes de escolher o
lugar onde você vai fundar sua cidade, você deve escolher a região. A região
seria algo como um Estado onde há um numero de lugares bons para se fundar uma
cidade. Logo quando maior a região que você escolher mais lugares você terá
para fundar suas cidade. Outro ponto é que os lugares para se fundar sua cidade
já estão conectados por uma estrada principal, não sendo possível você criar
uma outra ligação.
Um dos lugares que você pode fundar uma sua cidade, esta lugar é rico em recursos naturais, ótima região para um parque industrial. |
Existe também recursos naturais nas
regiões , que você pode verificar antes de escolher o local onde vai fundar sua
cidade. Estes recursos são importante na hora de fundar sua cidade para você pensar
qual o papel dela na região. Assim se você tem uma cidade com abundancia de mineiros,
petróleo e carvão ela é um boa candidata para se abrigar um parque industrial,
ou caso tenha falta de recursos você pode construir um cidade turística.
Mapa de petróleo na região, aqui era um ótimo lugar para construir uma empresa de perfuração. |
Os recursos podem ser extraídos através
de prédios especiais, que devem ser construídos onde há uma concentração deles.
Uma vez extraídos,é possível exportá-los e com isso ganhar dinheiro de tempo em
tempos, ou usar na industria local.
Algumas usinas de energia usam
recursos naturais,como carvão ou óleo, e caso elas fiquem sem recursos elas
param de funcionar, assim se sua cidade não tiver como produzir os recursos necessários,
você pode comprar através do mercado global.
Porta de Brandemburgo, e uma ponto turístico que você pode colocar na sua cidade para atrair mais turista e compradores. |
Há no jogo prédios especiais que
aumentam o foco do tipo de cidade que você quer desenvolver. Por exemplo, pontos
turísticos famosos do mundo, que são possíveis de serem feitas na sua cidade,
aumentando o numero de turistas, e por consequência aumentando as vendas das
lojas de sua cidade. Alguns destes pontos pode abrigar eventos , como peça de
teatros, que você pode financiar e ganhar uma boa grana no fim do evento.
Alguns destes prédios especiais,
principalmente as de serviços públicos, são modulares; isso que dizer que você
faz uma unidade básica e pode expandir elas com o tempo e sua necessidade.
As cidades funcionam com uma
sinergia entre elas, enquanto uma delas pode ser uma cidade dormitório,onde a
maioria dos sims de uma região vive; outra pode ser a zona industrial, onde
parte deles trabalham na industria e fornecem recursos para as outras cidades ;
e uma terceira a área de lazer, tendo pontos turísticos e cassinos.
Esta sinergia funciona muito bem
no modo multiplayer, já que cada jogador pode cuidar de sua cidade e combinar
com os outros como desenvolver a região
toda.
Este modo multiplayer é uma das grande
novidades da serie, o que deixa o jogo mais divertido.
Um dos pontos mais legais do jogo
são os mapas de estáticas do jogo, que ficaram muito bonitos e de fácil compreensão.
O mapa de valor do terreno,
mostra as áreas mais valorizadas e os prédios que aumentam ou diminuem seu
valor.
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Cada mapa tem suas legendas e é
mostrada em tempo real na sua cidade, se por exemplo, você esta vendo uma
região com alta criminalidade e coloca um delegacia de policia na região você
vera ela diminuir conforme a policia vai trabalhando. Isso ajuda muito que decisões
tomar durante o jogo.
Houve um grande salto no gráfico
do jogo, a nova engine gráfica GlassBox faz um ótimo trabalho. É muito legal
ver sua cidade crescendo e cada prédio sendo construído aos pouco. De noite sua
metrópoles fica cheia de vida com as luzes dos enormes prédios.
Os desastres naturais(e invasores
alienígenas) também, estão presentes e seus estragos são muito divertidos de se
ver, pena que depois você deve limpar a bagunça.
O edifício Copan da Cidade de São
Paulo está no jogo, muito legal encontrar um ícone da arquitetura do Brasil no
jogo como ponto turístico.
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Mas houve um preço para ter um gráfico
tão bom, a área total da cidade é muito pequena se você comparar com a dos
outros jogos da serie. Rapidamente você enche ela, então depois você fica
cuidando dela ou vai construir uma outra cidade. No tempo que fiz três cidades neste
jogo, não tinha feito uma no simcity 4 ou no 3000.
Simcity 5 é um ótimo jogo, quem
jogou os outros jogos da serie vai gostar muito deste. Quem nunca jogou não
precisa ficar preocupado, o jogo tem muitos hints(dicas dada pelo jogo) e
pequenos tutoriais para ajudar quem não esta familiarizado.
Cara, eu me borro de medo de ver como ficou ainda mais complexo o Sim City! Se eu já tinha um nó no 2000...
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