domingo, 17 de março de 2013

SimCity 5









O novo simulador de gestão de cidades criado pela Maxis ,e publicado pela AE, foi lançado; e mesmo com todos os problemas no dia do lançamento, já pode ser dito que o jogo foi um grande sucesso.
O grande problema do lançamento foi causado pela incapacidade dos servidores do jogo de aguentar a enorme demanda de usuários , assim como aconteceu com o Diablo 3.
A obrigatoriedade de estar sempre online causou muito transtorno, tanto para a empresa quanto para os usuários. Vale a pena repensar a real necessidade da existência deste tipo de DRM (Digital rights management), já que pelo histórico isso causa mais problema para o usuário que comprou o jogo, do que quem compra jogos piratas.
A EA alega que parte dos cálculos do gerenciamento do jogo é feito na nuvem, ou seja, está sendo feita nos servidores e não no computador do usuário. O que pode ser verdade, mas não há duvida que este tipo de arquitetura também funciona como DRM.
Eu sempre estou logado na internet quando estou com o PC ligado e isso não me incomoda tanto, o que mais me incomoda é que caso fique sem internet não posso mais jogar, além de que se a EA desligar o servidores como fica o jogo ? 

- Desenvolvendo a cidade para que os sims fiquem felizes morando aqui.

  


Bem vamos falar do jogo.
O Jogo segue a mesma formula dos seus antecessores, escolha um terreno, construa algumas estradas, demarques os tipo de regiões, ponha serviços públicos e veja sua cidade crescer. 

Uma pequena cidade, que pode se tornar uma grande megalópoles



Mas agora antes de escolher o lugar onde você vai fundar sua cidade, você deve escolher a região. A região seria algo como um Estado onde há um numero de lugares bons para se fundar uma cidade. Logo quando maior a região que você escolher mais lugares você terá para fundar suas cidade. Outro ponto é que os lugares para se fundar sua cidade já estão conectados por uma estrada principal, não sendo possível você criar uma outra ligação.


Um dos lugares que você pode fundar uma sua cidade, esta lugar é rico em recursos naturais, ótima região para um parque industrial.



Existe também recursos naturais nas regiões , que você pode verificar antes de escolher o local onde vai fundar sua cidade. Estes recursos são importante na hora de fundar sua cidade para você pensar qual o papel dela na região. Assim se você tem uma cidade com abundancia de mineiros, petróleo e carvão ela é um boa candidata para se abrigar um parque industrial, ou caso tenha falta de recursos você pode construir um cidade turística.

Mapa de petróleo na região, aqui era um ótimo lugar para construir uma empresa de perfuração.




Os recursos podem ser extraídos através de prédios especiais, que devem ser construídos onde há uma concentração deles. Uma vez extraídos,é possível exportá-los e com isso ganhar dinheiro de tempo em tempos, ou usar na industria local.
Algumas usinas de energia usam recursos naturais,como carvão ou óleo, e caso elas fiquem sem recursos elas param de funcionar, assim se sua cidade não tiver como produzir os recursos necessários, você pode comprar através do mercado global.

Porta de Brandemburgo, e uma ponto turístico que você pode colocar na sua cidade para atrair mais turista e compradores.




Há no jogo prédios especiais que aumentam o foco do tipo de cidade que você quer desenvolver. Por exemplo, pontos turísticos famosos do mundo, que são possíveis de serem feitas na sua cidade, aumentando o numero de turistas, e por consequência aumentando as vendas das lojas de sua cidade. Alguns destes pontos pode abrigar eventos , como peça de teatros, que você pode financiar e ganhar uma boa grana no fim do evento.
Alguns destes prédios especiais, principalmente as de serviços públicos, são modulares; isso que dizer que você faz uma unidade básica e pode expandir elas com o tempo e sua necessidade.
As cidades funcionam com uma sinergia entre elas, enquanto uma delas pode ser uma cidade dormitório,onde a maioria dos sims de uma região vive; outra pode ser a zona industrial, onde parte deles trabalham na industria e fornecem recursos para as outras cidades ; e uma terceira a área de lazer, tendo pontos turísticos e cassinos.
Esta sinergia funciona muito bem no modo multiplayer, já que cada jogador pode cuidar de sua cidade e combinar com  os outros como desenvolver a região toda.
Este modo multiplayer é uma das grande novidades da serie, o que deixa o jogo mais divertido.


Um dos pontos mais legais do jogo são os mapas de estáticas do jogo, que ficaram muito bonitos e de fácil compreensão.


O mapa de valor do terreno, mostra as áreas mais valorizadas e os prédios que aumentam ou diminuem seu valor.



Cada mapa tem suas legendas e é mostrada em tempo real na sua cidade, se por exemplo, você esta vendo uma região com alta criminalidade e coloca um delegacia de policia na região você vera ela diminuir conforme a policia vai trabalhando. Isso ajuda muito que decisões tomar durante o jogo.

Houve um grande salto no gráfico do jogo, a nova engine gráfica GlassBox faz um ótimo trabalho. É muito legal ver sua cidade crescendo e cada prédio sendo construído aos pouco. De noite sua metrópoles fica cheia de vida com as luzes dos enormes prédios.
Os desastres naturais(e invasores alienígenas) também, estão presentes e seus estragos são muito divertidos de se ver, pena que depois você deve limpar a bagunça.




O edifício Copan da Cidade de São Paulo está no jogo, muito legal encontrar um ícone da arquitetura do Brasil no jogo como ponto turístico.


Mas houve um preço para ter um gráfico tão bom, a área total da cidade é muito pequena se você comparar com a dos outros jogos da serie. Rapidamente você enche ela, então depois você fica cuidando dela ou vai construir uma outra cidade. No tempo que fiz três cidades neste jogo, não tinha feito uma no simcity 4 ou no 3000.
Simcity 5 é um ótimo jogo, quem jogou os outros jogos da serie vai gostar muito deste. Quem nunca jogou não precisa ficar preocupado, o jogo tem muitos hints(dicas dada pelo jogo) e pequenos tutoriais para ajudar quem não esta familiarizado.







Um comentário:

  1. Cara, eu me borro de medo de ver como ficou ainda mais complexo o Sim City! Se eu já tinha um nó no 2000...

    ResponderExcluir