domingo, 31 de março de 2013

Bioshock Infinite

 



O mais novo joga da franquia Bioshock, que traz agora uma cidade nos céus, uma trama muita elaborada  cheias de intriga,  muitas balas e poderes especiais.

Bioshock Infinite traz de volta a enorme qualidade da ambientação que a serie mostrou na cidade de Rapture (Bioshock 1 e 2), mas agora ao invés de ser uma metrópoles no fundo do mar, a cidade de Columbia fica nos céus.  

Esta diferença muda muito a sensação dos jogos, enquanto em Rapture você sente uma certa claustrofobia, por ser uma ambiente muito fechado e escuro, já em Columbia a sensação é mais agradável, em um ambiente de maior  liberdade, você está na maior parte do tempo ao ar livre.
Uma cidade aberta, e ensolarada, muito diferente de Rapture. Aqui parece uma parte do Paraíso.

A cidade de Columbia foi fundado no início do Século XX por Zachary Hale Comstock, que teve uma visão enviado por um anjo chamado Columbia que construiria uma nova cidade nos céus. 

Comstock é o líder dos The Founders, um grupo de lideres composta apenas de homens brancos criado pelo mesmo. Para ele somente os brancos são os verdadeiros homens livres e os outras "raças" são apenas animais para o trabalho pesado.



Comstock, o fundador da cidade e  profeta adorado pelo povo de Columbia.

Constantemente você encontra na cidade propaganda religiosa onde Comstock é o profeta escolhido por Deus, e sobre patriotismo e a necessidade de lutar e proteger a cidade das hordas.


Propaganda para o alistamento nas forças de proteção de Columbia.
Mas por detrás desta fachada há um passado obscuro, e isso começa vir a tona quando Booker DeWitt é contratado para resgatar uma garota,Elizabeth, que está presa em Columbia.


O jogo começa com você num barco indo em direção a um farol, quem jogou o Biochock vai reconhecê-lo, e recebendo uma caixa,identificada com seu nome, com  instruções e uma arma.


Booker indo de barco resgatar  Elizabeth.
Está simples missão de resgate acaba se transformando numa trama político-religiosa,com viagens temporais, multiversos , luta de classes e muita ação. Como os jogos anteriores da franquia, a historia é muito densa.


Uma das coisas mai legais de Bioshock Infinite é  Elizabeth, a garota que você vai resgatar. Ela é filha de Comstock e vive aprisionada na estátua do Anjo Columbia, ela é muito inteligente e com várias habilidades, sendo a mais incomum e interessante a de abrir as Tears, que são fendas  no espaço-tempo.
Não importa o quanto é bela uma prisão, ela ainda é uma prisão.
O personagem é muito bem feito, tanto na parte de modelagem quanto na construção da personalidade. Você realmente vai querer protegê-la, ela é muita carismática e cativante.


Além disso, ela é auto-suficiente. Apesar de Brooker ter que ir resgatá-la, Elizabeth não precisa da sua proteção toda hora, durante os tiroteios ela procura cobertura e ainda por cima te ajuda. Pegando munição quando a sua está acabando, kit médicos e Salts quando está com pouca vida e energia para usar os Virgos.  


Elisabeth, um exemplo de personagem, carismática, não atrapalha e ainda por cima muito útil em vários momentos.
Na maioria dos jogos, um personagem que o jogador deve proteger e escoltar até algum lugar normalmente é uma enorme dor de cabeça, porque estes personagens costumam se jogar no meios dos inimigos,  atrapalham, são lentos e são o alvo preferido dos inimigos. 


Elizabeth é o contrário de tudo disso, ela arromba cadeados, pega uns trocados pelo chão e ainda cria Tears no meio do combate, auxiliando você. 
pode trazer através dos Tears aliados para tem ajudar,como este robô de Washington.



Mesmo em um jogo onde este tipo de personagem não é tão poderoso quanto a Elizabeth, não ser uma pedra no sapato já ajudaria muito.


O jogo também traz vários  poderes e armas, os quais o jogador pode aumentar em sua eficácia através de upgrades feitos em maquinas de vendas espalhadas pelo jogo.

Há poderes semelhantes aos dos outros jogos, como o raio elétrico, e algum novos, como invocar corvos para atacar os inimigos. O poderes consomem Salt que você recupera bebendo diversos tipos de bebida.

Há ainda combinações possíveis de se fazer entre os poderes.

Os corvos que você invoca atacam os inimigos e os impedem de atacar.

As armas são bem legais e você sente a diferença de impacto de cada uma delas ao usá-las, a munição é fácil de encontrar, não sendo um grande problema. 


Só é possível carregar duas armas, e caso você fique sem munição com uma delas você pode trocar por outra arma que tiver no chão, já que você carrega todos os tipos de munição que encontra.

Você é encorajado a explorar os cenários, para encontrar peças de roupas que dão habilidades para Brooker. Como deixá-lo invencível por uns segundos depois de comer alguma coisa, ou fazer os inimigos deixarem mais munição.
Um simpático cidadão de Columbia comendo sua pipoquinha na praça da cidade.
Outro ponto alto do jogo é seu som design, os efeitos sonoros, a dublagem e principalmente a música foram muito bem criados. No conjunto, eles passam a sensação da época e ao mesmo tempo é muito agradável de se ouvir.  

Você pode ficar um bom tempo ouvindo este grupo cantando.
Bioshock Infinite é sem duvida um grande jogo, conseguiu superar o primeiro da série, que era o melhor até agora. Um jogo em que foi dada muita atenção a cada detalhe, criando uma grande experiência.

Levei 14 horas para terminar, mas eu costumo explorar muito os cenários em busca de itens e segredos, muito da história do universo do jogo você encontra em fitas gravadas espalhadas pelas fases e em máquinas onde você pode ver pequenos curtas, como era comum no início do século XX.
É um jogo que vale apena jogar, pois e diversão garantida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário