O mais novo jogo da serie X-Com, lançado em outubro de
2012. Neste jogo você é o comandante de um consórcio global com a finalidade de
defender a Terra de invasores alienígenas.
O jogo se divide em duas partas, o gerenciamento de sua base,
e o trabalho de campo.
No gerenciamento da base é onde você cuida dos seus
recursos e do desenvolvendo da base, construindo novas facilidades, escolhendo as
pesquisas, verificando os soldados e principalmente vigiando o mundo a procura
de atividades extraterrestres.
A sua base, onde você planeja suas ações contra os invasores do espaço. |
O trabalho de campo consiste em mandar um esquadrão para
algum lugar do mundo onde os Alienígenas estão operando. Antes de mandá-los
para a missão, você deve escolher como vai compor sua equipe.
Já lhe é oferecido um composição básica, assim você já
poderia ir direto para missão, mas o grupo pré-formado e composto apenas com os
soldados de maior patente que estão disponíveis. O que na maioria das vezes é
um formação ruim,sem contar que os soldados estarão usando o equipamento padrão,
não utilizando o que você tem melhor e que está disponível. Para você ter uma melhor
chance de êxito na missão e necessário você mesmo cuidar do esquadrão.
Formando seu esquadrão, não se esqueça de equipar seus melhores equipamentos. |
Um dos pontos chaves do jogo, e um dos mais legais, é a
necessidade de se fazer escolhas. Quando está ocorrendo um caso de abdução alienígena
sempre existe três opções, cada uma
tendo seu nível de dificuldade e sua própria recompensa. E quando você escolhe
uma, as outras duas regiões ficam abandonadas a própria sorte e o nível de pânico
naquela delas aumenta.
Há varias opções de pesquisas, e cada uma tem algum benéfico
como, novas armas, armaduras e equipamentos.E como elas levam tempo e recursos
para ficarem prontas é importante levar em conta o que você está precisando e o
que você quer. Conforme seus soldados voltam com mais pedaços de equipamentos
extraterrestres e mais corpos de aliens, mas pesquisas ficam disponíveis.
Ao expandir sua base, você precisa pensar o que fazer e
como construir, cada facilidade tem seus benefícios,além de dar mais um pequeno
bônus quando se constrói duas semelhantes em locais adjacentes. A arquitetura
de sua base é importante para maximizar a eficiência de sua operação.
Logo quando gerência sua base você esta constantemente
fazendo alguma escolha, e vendo que elas tem impacto no seu jogo. Isso é algo
muito legal e gratificante ao jogador que vê que suas decisões são importantes
e realmente trazem impacto. Você se sente como se fosse o comandante da base de
verdade.
Quando você escolhe, um país para ajudar os outros tem se virar sozinhos, cuidado porque se o nível de pânico fica muito alto eles deixam o consorcio. |
Quando seu esquadrão chega aos
locais de atividade alienígenas, começa
o modo de batalha. Neste modo o X-Com é como um jogo de estratégia por turnos,
onde o jogador move seus soldados até
termina todas as ações possíveis e passar a vez para os alienígenas. A câmera
do jogo lembra a antiga visão isométrica dos jogos anteriores.
Suas unidades tem duas ações por
turno, podendo se mover duas vezes, ou mover e usar uma ação tática,atirar,usar
granada,kit medico,bomba de fumaça e verias outras. Usar uma tática termina com
o turno do soldado, só sendo possível mover antes de usá-la. Há algumas
habilidades de classe que mudam isso, mas só para soldados mais evoluídos.
Existe um sistema de cobertura,
que é muito útil para defender seus soldados. Quando você for posicionar as
unidades perto de uma parede, você vera um desenho de um escudo com a metade
cheia, meia cobertura, ou um escudo cheio, cobertura total. Isso é fundamental
para proteger suas unidades dos ataques dos inimigos. Quanto maior a cobertura
menor as chances de seu soldado ser atingido e de levar algum dano.
Mas nem todas os lugares são
seguros, já que algumas coberturas que podem ser destruídas pelas armas alienígenas,
e outras, como carros, que podem explodir e causar um grande dano nos seus
homens.
Sempre é bom esta atrás de algum coisa, só tome cuidados para não usar uma cobertura que pode explodir. |
Os inimigos carregam armas e equipamentos que se auto
destroem quando eles morrem, e no final das batalhas os restos destes
equipamentos e seus corpos são recolhidos e levado para a sua base.
Esses espólios de guerra são recursos usados em pesquisas
e como matéria prima para o desenvolvimentos de novos equipamentos.
Escolhendo o alvo para atacar, cada cabeça de alienígena a direita da tela é um alvo que o soldado tem mira para atirar. |
O combate é simples, mas com muita tática. Um passo errado
pode custar a vida de algum soldado, assim como se bem pensado você pode
aniquilar completamente seus inimigos com danos mínimos. Vale lembrar que quando um soldado é ferido ele
fica alguns dias em recuperação e se houver outra missão ele não pode ser
escalado para ir.
É muito aconselhado mandar alguns
recrutas na suas missões para dar a eles experiência e níveis, porque caso
algum dos seus soldados fique feridos ou mesmo morra, ha alguém capacitado para
substituí-lo.
Cada level que um soldado atinge,
sendo no jogo patentes militares, eles ganham uma habilidade extra, podendo ser
passiva ou ativa.
X-Com: Enemy
Unknown é um ótimo jogo de estratégia por turnos com elementos de RPG,
divertido bem feito com bons gráficos. A historia é meio simples e clichê mas
ambienta bem o jogador, o visual dos lugares e dos monstro lembra um pouco
aqueles filmes B de alienígenas, só faltou legumes mutante e coisas do gênero.
É um jogo
simples de se aprender a jogar, mas com uma boa jogabilidade leva um tempo para
dominar. Com muitas decisões a serem tomadas, que fazem você se sentir o
comandante de um grupo de combate a invasores extraterrestres. Um sistema de combate
bem feito e muito legal. Este é um ótimo jogo que vale muito a pena ser jogado.
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