domingo, 24 de março de 2013

X-Com: Enemy Unknown




O mais novo jogo da serie X-Com, lançado em outubro de 2012. Neste jogo você é o comandante de um consórcio global com a finalidade de defender a Terra de invasores alienígenas.

O jogo se divide em duas partas, o gerenciamento de sua base, e o trabalho de campo.
No gerenciamento da base é onde você cuida dos seus recursos e do desenvolvendo da base, construindo novas facilidades, escolhendo as pesquisas, verificando os soldados e principalmente vigiando o mundo a procura de atividades extraterrestres.


A sua base, onde você planeja suas ações contra os invasores do espaço.




O trabalho de campo consiste em mandar um esquadrão para algum lugar do mundo onde os Alienígenas estão operando. Antes de mandá-los para a missão, você deve escolher como vai compor sua equipe. 

Já lhe é oferecido um composição básica, assim você já poderia ir direto para missão, mas o grupo pré-formado e composto apenas com os soldados de maior patente que estão disponíveis. O que na maioria das vezes é um formação ruim,sem contar que os soldados estarão usando o equipamento padrão, não utilizando o que você tem melhor e que está disponível. Para você ter uma melhor chance de êxito na missão e necessário você mesmo cuidar do esquadrão.

Formando seu esquadrão, não se esqueça de equipar seus melhores equipamentos.




Um dos pontos chaves do jogo, e um dos mais legais, é a necessidade de se fazer escolhas. Quando está ocorrendo um caso de abdução alienígena  sempre existe três opções, cada uma tendo seu nível de dificuldade e sua própria recompensa. E quando você escolhe uma, as outras duas regiões ficam abandonadas a própria sorte e o nível de pânico naquela delas aumenta. 

Há varias opções de pesquisas, e cada uma tem algum benéfico como, novas armas, armaduras e equipamentos.E como elas levam tempo e recursos para ficarem prontas é importante levar em conta o que você está precisando e o que você quer. Conforme seus soldados voltam com mais pedaços de equipamentos extraterrestres e mais corpos de aliens, mas pesquisas ficam disponíveis.

Conforme mais itens dos alienígenas são trazidos do campo de batalha, mas pesquisas são abertas. Cuidado a usar explosivos durante o combate, porque isso destrói os itens e os corpos dos alienígenas, votais para suas pesquisas.



Ao expandir sua base, você precisa pensar o que fazer e como construir, cada facilidade tem seus benefícios,além de dar mais um pequeno bônus quando se constrói duas semelhantes em locais adjacentes. A arquitetura de sua base é importante para maximizar a eficiência de sua operação.

Logo quando gerência sua base você esta constantemente fazendo alguma escolha, e vendo que elas tem impacto no seu jogo. Isso é algo muito legal e gratificante ao jogador que vê que suas decisões são importantes e realmente trazem impacto. Você se sente como se fosse o comandante da base de verdade.

Quando você escolhe, um país para ajudar os outros tem se virar sozinhos, cuidado porque se o nível de pânico fica muito alto eles deixam o consorcio.




Quando seu esquadrão chega aos locais de atividade alienígenas,  começa o modo de batalha. Neste modo o X-Com é como um jogo de estratégia por turnos, onde o jogador move seus soldados até  termina todas as ações possíveis e passar a vez para os alienígenas. A câmera do jogo lembra a antiga visão isométrica dos jogos anteriores.

Suas unidades tem duas ações por turno, podendo se mover duas vezes, ou mover e usar uma ação tática,atirar,usar granada,kit medico,bomba de fumaça e verias outras. Usar uma tática termina com o turno do soldado, só sendo possível mover antes de usá-la. Há algumas habilidades de classe que mudam isso, mas só para soldados mais evoluídos.
 
Ao mover você vera uma linha azul e uma amarela em volta. A zona dentro da azul consome uma ação de movimento podendo depois usar uma ação tática, já a área dentro da amarela consome duas unidades de movimento terminado as ações daquela unidade.




Existe um sistema de cobertura, que é muito útil para defender seus soldados. Quando você for posicionar as unidades perto de uma parede, você vera um desenho de um escudo com a metade cheia, meia cobertura, ou um escudo cheio, cobertura total. Isso é fundamental para proteger suas unidades dos ataques dos inimigos. Quanto maior a cobertura menor as chances de seu soldado ser atingido e de levar algum dano. 

Mas nem todas os lugares são seguros, já que algumas coberturas que podem ser destruídas pelas armas alienígenas, e outras, como carros, que podem explodir e causar um grande dano nos seus homens.

Sempre é bom esta atrás de algum coisa, só tome cuidados para não usar uma cobertura que pode explodir.




Os inimigos carregam armas e equipamentos que se auto destroem quando eles morrem, e no final das batalhas os restos destes equipamentos e seus corpos são recolhidos e levado para a sua base.

Esses espólios de guerra são recursos usados em pesquisas e como matéria prima para o desenvolvimentos de novos equipamentos. 

Também é possível capturar os alienígenas vivos, mas para isso você deve desenvolver algumas tecnologias,  uma arma atordoante e depois instalar na base um prisão para eles. Além é claro da grande chance disso custar a vida de algum bravo soldado.

Escolhendo o alvo para atacar, cada cabeça de alienígena a direita da tela é um alvo que o soldado tem mira para atirar.


O combate é  simples, mas com muita tática. Um passo errado pode custar a vida de algum soldado, assim como se bem pensado você pode aniquilar completamente seus inimigos com danos mínimos. Vale  lembrar que quando um soldado é ferido ele fica alguns dias em recuperação e se houver outra missão ele não pode ser escalado para ir.

É muito aconselhado mandar alguns recrutas na suas missões para dar a eles experiência e níveis, porque caso algum dos seus soldados fique feridos ou mesmo morra, ha alguém capacitado para substituí-lo.
Cada level que um soldado atinge, sendo no jogo patentes militares, eles ganham uma habilidade extra, podendo ser passiva ou ativa.


Quando os soldados voltam de uma missão você vera os as condições deles, os que tiverem uma patente amarela ganharam um promoção. Também é mostrado os dias para os soldados  feridos voltarem à atividade.



X-Com: Enemy Unknown é um ótimo jogo de estratégia por turnos com elementos de RPG, divertido bem feito com bons gráficos. A historia é meio simples e clichê mas ambienta bem o jogador, o visual dos lugares e dos monstro lembra um pouco aqueles filmes B de alienígenas, só faltou legumes mutante e coisas do gênero.
 
É um jogo simples de se aprender a jogar, mas com uma boa jogabilidade leva um tempo para dominar. Com muitas decisões a serem tomadas, que fazem você se sentir o comandante de um grupo de combate a invasores extraterrestres. Um sistema de combate bem feito e muito legal. Este é um ótimo jogo que vale muito a pena ser jogado.










Nenhum comentário:

Postar um comentário